Segurança

Curitiba reduz número de assassinatos, mas média ainda é de um homicídio por dia

Em média, quase um assassinato por dia tem acontecido em Curitiba desde o início de 2017 até junho. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), entre janeiro e junho deste ano a cidade teve um total de 176 homicídios, o que equivale a uma média de 29,3 mortes mensais. Ainda assim, o número é o menor registrado nos últimos 10 anos em períodos equivalente na capital.

Em 2016, por exemplo, aconteceram 233 homicídios nos mesmos meses. Isso significa que 2017 teve uma diminuição de quase 25% na quantidade de assassinatos. De acordo com o secretário de Sesp, Wagner Mesquita, uma das explicações para a redução do índice é a integração do trabalho entre as polícias Civil, Militar e Científica. Além disso, Mesquita também aponta o posicionamento estratégico das bases policiais Unidades Paraná Seguro (UPS) como responsável pela queda.

Epidemia de homicídios

Mesmo com a redução dos números, Curitiba ainda tem um longo caminho a percorrer, com uma média de 18 mortes para cada de 100 mil habitantes. Apesar de alta, a taxa é menor do que a média do Brasil que, segundo levantamento Organização das Nações Unidas (ONU) estava em 32,4 em maio de 2016.

O dado deixava o país em nono colocado em quantidade de assassinatos nas Américas, ganhando de locais como Haiti (26,6) e México (22). Se a taxa de Curitiba fosse comparada com os 35 países das Américas, a cidade estaria na 16ª posição, logo atrás do Panamá (19,3).