Tocaram o terror

Celular roubado dedura localização e polícia prende envolvidos em roubo a mercado de Curitiba

Fotos: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.
Fotos: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.

Cinco jovens, entre eles dois adolescentes, foram detidos suspeitos de terem participado de um assalto a um supermercado no bairro Pinheirinho nesta quarta-feira (17). A polícia os encontrou menos de 24h após o roubo, que aconteceu pela manhã, através de um dos celulares levados por eles, que estava sendo rastreado. Com um dos menores, os policiais encontraram uma pistola com adaptador que a transformava em metralhadora. Dois adolescentes conseguiram escapar.

Assista! Em ação ousada, suspeitos roubam R$ 18 mil em mercado de Curitiba!

A ação aconteceu por volta das 11h30, no supermercado Condor, que fica na Rua Nicola Pelanda. Segundo a polícia, quatro jovens invadiram o local e, armados, além de deixarem todos em pânico, levaram vários celulares e ainda a arma e o colete do vigilante do mercado. “Na fuga, eles usaram um Ford Ka para escapar, mas não imaginavam que seriam rastreados”, disse o tenente Felipe Zanato, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone). A ação, inclusive, foi flagrada em vídeo.

Mais tarde, os policiais descobriram, pelo rastreador, que um dos celulares estava na Linha Verde, próximo ao Canal Belém, no bairro Uberaba. “Uma equipe começou a fazer buscas até que viu o Ka na BR-277, junto com um HB20 sedan. Os dois veículos andavam bem próximos e numa mais lenta que a via, por isso levantaram suspeita e foram abordados”.

Leia mais! Coronel da PM ‘mais letal do mundo’ é eleito deputado no Paraná

Com um dos ocupantes do HB20, os policiais encontraram o colete roubado e algumas munições. “Com o homem que dirigia o Ka, nada foi encontrado, mas o carro tinha alerta de roubo desta terça-feira (16), que só foi possível descobrimos através do chassi do veículo”.

Fechando o cerco

Com os três presos, os policiais começaram a apurar qual deles poderia ter participado do assalto ao supermercado, mas os próprios homens contaram que os quatro bandidos seriam adolescentes e disseram que moravam todos no bairro Cajuru. “Fomos ao endereço de um dos menores, onde a mãe dele autorizou entrarmos, mas ele não estava.

bope8

Dentro da casa encontramos o revolver calibre 38 roubado do vigilante do supermercado e também uma pistola calibre 9 milímetros com carregador alongado e alguns celulares roubados”, disse o tenente.

Na segunda casa, os policiais encontraram um adolescente, que escondia um celular roubado. “Ele disse que os outros dois rapazes moravam próximo dali e fomos até a terceira casa, onde novamente a mãe autorizou entrarmos e o rapaz estava no quarto com dois celulares escondidos embaixo do colchão”, contou o tenente, destacando que o quarto envolvido, primo deste terceiro abordado, morava próximo dali, mas também fugiu.

Presos e apreendidos

Ao todo, três homens foram presos – encaminhados à Central de Flagrantes – e dois adolescentes foram apreendidos, um de 16 e outro de 17 anos – levados à Delegacia do Adolescente –, e outros dois escaparam. “Suspeitamos que os três maiores que prendemos estavam envolvidos dando cobertura ao assalto, assim como também estavam com o Ka que era roubado. De qualquer forma, não descartamos hipótese de envolvimento dos adolescentes em outros assaltos, inclusive um deles já tinha passagem por roubo, por isso agora a Polícia Civil verificar imagens de assaltos em outros locais, principalmente em supermercados”.

Um dos maiores presos, segundo o tenente, já era conhecido dos policiais. “Esse individuo já foi preso algumas vezes por tráfico de drogas, principalmente na região central de Curitiba. Ele era o motorista do HB20 e, segundo relatos dele, teria apenas comprado o colete balístico, mas como estava acompanhando o Ka, suspeitamos que sabia sim do assalto”.

bope6

A pistola encontrada com um dos adolescentes não era uma arma simples. “Tinha um carregador estendido, que serve para caber mais munições, e ainda tinha uma peça, que é um adaptador, que transforma a pistola em metralhadora”, explicou o tenente. Apesar de apreendidos, os menores não estavam preocupados e um dos advogados deles chegou à delegacia antes mesmo da polícia. “Infelizmente é uma coisa comum de acontecer, pois já estão acostumados e alguns deles pagam advogados mensalmente”, lamentou o policial.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

A difícil missão dos médicos que trazem alívio às dores do corpo e da alma de quem está na reta final da vida