Uma boa notícia para quem trabalha ou utiliza o transporte coletivo na capital paranaense. De acordo com dados divulgados pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa responsável pelo sistema de transporte público da cidade, o número de roubos no transporte coletivo de Curitiba teve redução de 22% no primeiro quadrimestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado.

continua após a publicidade

No levantamento são considerados os casos registrados por meio de Boletim de Ocorrência pelos funcionários das empresas de transporte coletivo que operam as linhas urbanas da capital.

De janeiro a abril de 2016 foram relatados 883 casos de assaltos no sistema de transporte. No mesmo período deste ano 685 foram registrados, uma média de 5,71 casos por dia.

A maior queda foi em abril, com 50%. “Para nós está claro que esse resultado é direto do trabalho da Patrulha do Transporte, lançada pela Defesa Social em fevereiro passado conforme determinação do prefeito Rafael Greca”, disse o presidente da Urbs, José Antonio Andreguetto.

continua após a publicidade

A Urbs e a Guarda Municipal fazem um trabalho integrado. Para colaborar com as ações da Patrulha do Transporte, a Urbs faz o mapeamento dos pontos mais visados, os dias e horários com maior incidência de roubos e assaltos e repassa.

Neste período de funcionamento da Patrulha do Transporte Coletivo, a Guarda Municipal atendeu a 400 ocorrências e prendeu em flagrante 80% dos casos. “Aumentou a presença da Guarda Municipal nos ônibus para melhorar a segurança das pessoas e dos bens públicos e os resultados já começaram a aparecer” afirmou o secretário da Defesa Social, Algacir Mikalovski.

continua após a publicidade

O trabalho da Patrulha do Transporte Coletivo vai desde abordagens, blitizes e guardas à paisana dentro dos ônibus. “Estamos trabalhando de forma preventiva, ostensiva e repressiva”, disse o diretor da Guarda Municipal, inspetor Odgar Nunes Cardoso.
O número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal no sistema de transporte aumentou em 5%, com abordagem muito mais rápida e eficiente, aumentando as prisões em flagrante de vandalismo e as invasões de “fura-catraca.”

Assalto

Nesta segunda-feira (22), a Guarda Municipal recebeu denúncia de assaltos na estação-tubo CIC Norte. Dois homens foram surpreendidos pela ação dos guardas. Os dois tentaram fugir e um deles foi preso no local. O segundo, menor, foi detido na sequência pela guarda com o apoio da Polícia Militar. Esta seria a terceira vez que a dupla roubaria o mesmo local. Ambos foram levados para o 11º DP.

A população pode colaborar com o trabalho fazendo denúncias pelo telefone 153 da Guarda Municipal.

Comparativo de roubos e assaltos no transporte coletivo de Curitiba

2016
Janeiro: 188
Fevereiro: 251
Março: 177
Abril: 267
Total: 883
Média/dia: 7,30

2017
Janeiro: 189
Fevereiro: 164
Março: 199
Abril: 133
Total: 685
Média/dia: 5,71