Confusões pela cidade

Brigas de torcidas têm homem gravemente ferido, um preso e ônibus depredados em Curitiba

As confusões entre torcedores do Atlético Paranaense e o Coritiba começaram logo cedo neste domingo (4). Os time só se enfrentariam mais tarde – o Atlético venceu o Coritiba por 1 a 0 – mas a turma não perde tempo e torcedores entraram em atrito em várias regiões de Curitiba desde as primeiras horas da manhã. Em um dos casos, um torcedor ficou gravemente ferido no bairro Tatuquara, enquanto noutro um ônibus teve o vidro depredado e um rapaz preso.

As brigas começaram a ser registradas antes mesmo das 8h. Segundo a Guarda Municipal (GM), os torcedores saíram bem cedo para ir até o Couto Pereira e, no caminho, começaram a quebradeira.

Na Rua João Dembinski, no Fazendinha, um grupo do Atlético que estava dentro de um ônibus da linha Interbairros 4 causou uma confusão que foi preciso intervenção dos guardas municipais. “Eles já estavam causando tumulto dentro do ônibus, deixando os outros passageiros, alguns até idosos, constrangidos e tudo mais. Quando cruzamos com um grupo de torcedores do Coritiba, que estava do lado de fora do ônibus, a coisa piorou”, contou o cobrador Jefdey, que preferiu não informar o sobrenome.

Segundo o cobrador, os torcedores do atlético fizeram com que o motorista parasse e, ainda assim, quebraram um dos vidros do coletivo. “Desceram e começaram a brigar, mas a GM chegou rápido e fez com que todos entrassem novamente no ônibus”.

Foto: Átila Alberti.
Foto: Átila Alberti.

Busão na delegacia

A GM contou que um grupo grande de torcedores estava no interior do coletivo. Como nenhum deles se manifestava dizendo quem tinha destruído o vidro do ônibus, o motorista foi obrigado a seguir com o veículo até a Central de Flagrantes, com todos os envolvidos dentro.

Na delegacia, um rapaz assumiu que tinha sido ele o responsável por quebrar o vidro do Interbairros 4 e, segundo a Polícia Civil, deve responder por dano ao patrimônio. “Mas enquanto isso, estamos aqui, perdendo um dia de trabalho. O motorista com a esposa doente, eu querendo almoçar, e ficamos travados na delegacia por causa dessas pessoas que ao invés de aproveitarem o jogo normalmente precisam fazer isso”, desabafou o cobrador.

Outras situações

No Terminal do Cabral, outra confusão envolvendo torcedores também foi registrada pela Guarda Municipal. Por lá, um grupo foi abordado e pelo menos um torcedor teria sido encontrado com materiais proibidos. Os objetos foram apreendidos pela GM, que não soube informar para qual time o rapaz torcia.

Tatuquara

Abordagem ocorreu perto da Ceasa, no bairro Tatuquara. Foto: Colaboração Rede News.
Abordagem ocorreu perto da Ceasa, no bairro Tatuquara. Foto: Colaboração Rede News.

Além destas duas situações, outra confusão também foi registrada no bairro Tatuquara, perto da Ceasa. Por lá, um ônibus ligeirinho que transportava torcedores do Atlético Paranaense foi invadido por um grupo rival. O coletivo teria sido apedrejado e pelo menos uma pessoa se machucou. O rapaz, identificado apenas como Juliano, de 23 anos, ficou gravemente ferido. O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) foi acionado e o jovem foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador. Após a chegada da PM a situação foi controlada.

Atlético vence o Coritiba no clássico Atletiba e faz a festa na casa do rival