Curitiba

Bicicleta de uso compartilhado vai parar dentro de rio, em ação de vandalismo

Bicicletas compartilhadas têm sido alvo de vândalos. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Bicicletas compartilhadas têm sido alvo de vândalos. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Em circulação pelas ruas de Curitiba há menos de uma semana, as bicicletas compartilhadas da Yellow também se transformaram em alvo de vandalismo. No início da tarde desta segunda-feira (28), por exemplo, uma das bikes amarelas estava jogada dentro Rio Belém em pleno Centro Cívico.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O flagrante foi feito no trecho do rio que passa ao lado da ciclovia que corta o bairro, a poucas quadras da prefeitura de Curitiba. A bicicleta ainda estava com a trava ativada, indicando que ela foi simplesmente arremessada por alguém para dentro do leito do rio. O responsável, porém, não foi identificado.

+ Opinião: Bandidos, deixem as bicicletas amarelas em paz

Esse não é o primeiro caso de bicicleta depredada desde que elas foram espalhadas pela região central da cidade. Ainda na manhã desta segunda, bicicletas com as rodas tortas foram encontradas no Parque Barigui, um dos principais da cidade. Nas redes sociais, também não faltam postagens denunciando atos de vandalismo.

Procurada, a Yellow disse que monitora e encaminha todas as bicicletas que precisam de eventuais reparos para sua oficina. “A empresa toma conhecimento de casos importantes por meio dos guardiões — sua equipe de rua, destinada ao monitoramento e organização das operações — por meio das autoridades locais ou por meio de denúncias feitas pelos próprios usuários, tanto no aplicativo como à polícia, com a qual a Yellow atua em parceria”, afirma em nota.

Na semana passada, dois dias após a empresa ter começado a oferecer o serviço de aluguel, dois homens foram presos pela Guarda Municipal (GM) tentando roubar bikes que estavam estacionadas na região central. Na ocasião, a empresa disse que estava entrando em contato com a GM para criar um canal de comunicação para uma “atuação coordenada nesse tipo de caso”.

Como denunciar

Usuários da Yellow podem denunciar ator de vandalismo pelo próprio aplicativo. Pelo menu principal do app, basta acessar a Central de Ajuda e clicar no botão “Reportar problema” e selecionar a opção denúncia.

Preso, Beto Richa é denunciado por envolvimento em esquema de corrupção nos pedágios