Não tá fácil!

Bandidos não perdoam nem postos de saúde em Curitiba

“Nem o postinho de saúde os bandidos perdoam. Quero ver quando um parente deles precisar de atendimento”, desabafou uma moradora do bairro Sítio Cercado, em Curitiba, quando soube que duas unidades de saúde da sua região foram roubadas na madrugada desta segunda-feira (9).

De acordo com o gerente de operações da Guarda Municipal, Luiz Antônio, as unidades escolhidas pelos ladrões foram a Sambaqui e a Nossa Senhora Aparecida, de onde foram levados diversos equipamentos eletrônicos necessários para o atendimento à população.

“Na Sambaqui nossa equipe constatou junto ao vigilante que os ladrões furtaram diversos computadores, três ventiladores e o pendrive que controla a geladeira de vacinas, enquanto na segunda unidade, roubaram um computador”, afirmou.

De acordo com funcionários do local, indivíduos quebraram o vidro de duas salas e arrombaram uma porta interna para ter acesso aos computadores. “Quando chegamos aqui percebemos que faltavam cinco computadores novinhos e modernos, que foram colocados depois da reforma”, comentaram.

Enfermeiro Ednel conta que de Dezembro pra cá, já foram 4 arrombamentos na US. Foto: Giuliano Gomes
Enfermeiro Edinael conta que, de Dezembro pra cá, já foram 4 arrombamentos na US. Foto: Giuliano Gomes

Segundo o gestor Edinael Marciano, a empresa de monitoramento chegou minutos após a ação, mas quando chamou a GM, já era tarde demais. “Assim como das outras vezes, os bandidos conseguem levar os equipamentos. Só de dezembro pra cá foram quatro arrombamentos com oito computadores roubados no total”, informou.

Para as enfermeiras, os maiores prejudicados são os pacientes, que precisam aguardar mais tempo por atendimento ou voltarem para casa. “Hoje mesmo, várias mães foram embora porque os ladrões roubaram o pendrive dá geladeira de vacinas, então não podíamos vacinar seus bebês”.

Mais um roubo

Na outra unidade, os ladrões invadiram o local de maneira semelhante. “Eles quebraram o vidro na altura do trinco, abriram a janela e entraram rapidamente porque temos o sistema de alarme”, disse Silvio Morales, responsável pela unidade.

Segundo ele, também não é a primeira vez que o posto é atacado por ladrões. “Ano passado foram várias vezes, inclusive entre o Natal e Ano Novo. Então, essas ações de bandidos têm se tornado frequentes”, lamentou.

Com isso, a enfermeira Priscila Schueda afirma que os pacientes sofrem. “Hoje mesmo foi levado o único computador em que nós temos o programa para leitura do glicosímetro, um aparelho que mede a glicemia dos diabéticos”, contou.

Felizmente, Silvio informa que o programa foi instalado em outro equipamento e os pacientes receberam seus resultados durante a tarde de hoje. No entanto, a rotina dos colaboradores foi alterada. “Isso causa muito transtorno. Ainda bem que conseguimos realizar a reposição para atender todos que precisavam”, pontuou.

Secretaria de Saúde

Foto: Giuliano Gomes
Foto: Giuliano Gomes

Assim como os colaboradores, a Secretaria de Saúde também lamentou o ocorrido e informou que hoje mesmo a Unidade Sambaqui recebeu novos equipamentos.

Além disso, ela informa que a Prefeitura já está desenvolvendo novas estratégias de segurança para evitar ações como essas.

Vídeo

Veja a entrevista com o gestor da Unidade de Saúde do Sambaqui: