Tráfico e baderna

Praça do Gaúcho passa por grande operação após denúncia da Tribuna

Foto: Átila Alberti.

As forças municipais e estaduais de segurança pública realizaram uma operação de segurança na Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, em Curitiba, na noite desta sexta-feira (24). O problema na praça foi mostrado pela Tribuna, que registrou a ocorrência de tráfico e muita baderna no local.

Jovens se reúnem no local para beber, vender e consumir drogas e fazer baderna, o que incomoda os moradores e comerciantes locais, pois a bagunça afasta os clientes “de bem” e tira o sossego de quem está em casa e quer descansar.

A operação começou às 23h, quando guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) chegaram e começaram a fazer algumas abordagens. Apesar de alguns suspeitos de tráfico – mostrados em reportagem da Tribuna – terem conseguido escapar, várias outras pessoas foram abordadas.

Perto da meia noite, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) e a Polícia Militar chegaram ao local para reforçar a ação. Cerca de 700 pessoas foram abordadas.

Foto: Divulgação/PM.
Foto: Divulgação/PM.

“O mais importante nesta operação é trazer de volta à segurança dos moradores e frequentadores de bem da região central da cidade. Recebemos algumas reclamações, principalmente em relação à Praça do Gaúcho, e planejamos ações para esta região, abrangendo outras ruas das imediações”, explica o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Wagner Lúcio dos Santos.

A operação contou com a Rotam, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e módulos móveis -, teve apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). A ação contou com cerca de 70 policiais militares e mais de 20 viaturas.

Durante as atividades policiais, um homem foi encaminhado pelo crime de embriaguez ao volante, outro motorista foi flagrado dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa e outras cinco pessoas foram encaminhadas para a lavratura de termo circunstanciado por posse de substância entorpecente (drogas).

No total foram abordadas 703 pessoas, vistoriados quatro veículos e uma moto, lavrados 16 autos de infração de trânsito e três veículos foram recolhidos ao pátio por pendências administrativas. A PM também localizou um pouco de droga com algumas pessoas: 32,5 gramas de maconha e 4,1 gramas de cocaína.

“Com estas ações pretendemos prevenir e evitar o cometimento de ilícitos em pontos específicos de bairros da área central como o São Francisco e o Batel, por exemplo, onde a grande concentração de pessoas nos finais de semana e comportamentos inadequados, que ocasionam, inclusive, perturbação do sossego aos moradores locais”, conta o tenente-coronel Wagner.