Segurança

População agora pode acionar a PM por meio de aplicativo de celular

PM-PR lança aplicativo para receber registros de ocorrência da população.
Além de acionar a PM para atender ocorrências, o aplicativo também permite interação da população com a corporação. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

A partir desta terça-feira (2), moradores de Curitiba e Região Metropolitana poderão acionar a Polícia Militar (PM) em situações emergenciais via aplicativo de celular. O APP 190, como foi denominado, em referência ao número telefônico de atendimento da PM , será disponibilizado no Google Play às 13h desta terça-feira (2) e deve estar disponível para download nas horas seguintes.

Inicialmente, o aplicativo será disponibilizado somente para celulares com sistema Android. No entanto, a PM adianta que o aplicativo para IOS já está em fase de testes e deve ser lançado em 30 dias. Apesar da novidade, o atendimento da PM pelo telefone 190 segue normalmente.

A novidade pode ser usada para acionar viaturas em situações de acidentes de trânsito, roubos, furtos, perturbação de sossego ou violência doméstica. Para isso, o usuário precisa baixar o aplicativo gratuitamente em seu aparelho e preencher um cadastro com informações pessoais como nome completo, RG e CPF. Estas informações são necessárias para evitar trotes.

Após o preenchimento dos dados, basta abrir o app e escolher a opção que se encaixa na situação da ocorrência. “Para cada natureza de crime há um questionário específico para que o solicitante repasse a maior quantidade de detalhes possível do fato”, explicou o capitão Cláudio Pruss, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom).

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Interação

Além de responder às perguntas do aplicativo a respeito da emergência, o usuário pode enviar mensagens, fotos e vídeos com duração de até 10 segundos que possam ajudar a PM no atendimento. “A ocorrência será gerada automaticamente e seguirá para o sistema operacional, onde um funcionário avaliará a situação e solicitará o deslocamento da viatura mais próxima”, informa o capitão.

Segundo Pruss, a localização do usuário também é transmitida ao sistema e, ao final do atendimento, o cidadão tem o relatório do serviço prestado e ainda pode avaliar a ação policial. “Diferencial que ainda não tínhamos para receber o retorno da população”, explica o PM.

O app ainda oferece algumas ferramentas inéditas no Brasil, o que torna o aplicativo precursor desse formato no país. Entre as funcionalidades está a possibilidade de o usuário acompanhar o deslocamento da viatura, assim como acontece em aplicativos de transporte individual de passageiros.

Já a outra novidade é o atendimento a pessoas com deficiência auditiva ou na fala, que não eram atendidas pelo serviço telefônico. “A linguagem do aplicativo é totalmente prática e o usuário poderá fazer o pedido com o apoio de um avatar que indicará o passo a passo para o envio da solicitação à PM”, afirmou Pruss. A estimativa é de que quase 100 mil pessoas com essas dificuldades sejam beneficiadas.

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Como baixar

Já existem alguns aplicativos com o nome APP 190 no serviço Google Play. Para identificar o correto o da Polícia Militar do Paraná é necessário observar qual foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), informação que aparecerá logo abaixo do ícone oficial do aplicativo.

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