A Guarda Municipal frustrou uma nova tentativa de furto em escola municipal na noite desta segunda-feira (22). Dois adolescentes, ambos de 16 anos, foram apreendidos a poucas quadras de distância da Escola Municipal Professor Omar Sabbag, no bairro Cajuru. Onze televisores que tinham sido retirados das salas de aula foram recuperados.

continua após a publicidade

“Os guardas municipais receberam uma denúncia de que havia um indivíduo no pátio da escola, à noite. Uma equipe foi deslocada até o local e flagrou três indivíduos no momento em que tentavam pular o muro. Eles saíram correndo”, relata o diretor-geral da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso.

Após pedir apoio de outra viatura, os guardas abordaram dois dos envolvidos, em uma rua próxima da escola. O terceiro fugiu. “As TVs estavam todas ao lado do muro da escola, prestes a serem levadas”, conta Cardoso.

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia do Adolescente e autuados por furto qualificado. A direção da escola foi acionada e reconheceu os objetos como pertencentes à instituição de ensino.

Participação da comunidade

continua após a publicidade

Desde o início do ano, a Guarda Municipal registrou oito furtos, 20 arrombamentos e oito ocorrências de vandalismo em instituições de ensino de Curitiba. “É fundamental que o cidadão que note alguma movimentação estranha nas proximidades ou no interior das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) acione a Guarda Municipal, pelo telefone 153, para que a situação seja verificada, principalmente neste período de férias escolares”, orienta o secretário municipal da Defesa Social, Guilherme Rangel.

Além do telefone 153 da Guarda, é possível ligar para a empresa G5, contratada pela Secretaria da Educação para o serviço de monitoramento interno (áreas cobertas por sensores) das unidades. O telefone é (41) 3045-7940.

continua após a publicidade

Segundo a diretora do Departamento de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, os atos de vandalismo acarretam diversos prejuízos às unidades. “Além dos custos com manutenção e limpeza, eles causam insegurança à comunidade escolar. Por isso, é importante a colaboração da população para cuidar das unidades, informando a Guarda Municipal em casos de movimentações suspeitas nos locais”, alerta Maria Cristina.

Outras prisões

No último fim de semana, a Guarda Municipal interceptou o carro em que dois rapazes transportavam objetos roubados da Escola Municipal Otto Bracarense Costa, no CIC. A dupla – um rapaz de 22 e um adolescente de 13 – estava embarcando os objetos quando viu os guardas, tentou fugir, mas foi pega cerca de um quilômetro depois, quando bateu o carro contra outro veículo.

Já no dia 8 de janeiro, um homem de 27 anos e uma mulher de 24 foram presos no momento em que pulavam o muro da Escola Municipal Professor José Cavallin, no Sítio Cercado. A dupla estava com uma bicicleta, três computadores, um projetor multimídia e dois violinos. Todo o material foi recuperado.