Ops!

Adolescentes furtam onze televisores de escola, mas são pegos em seguida

Televisores estavam todas ao lado do muro da escola, prestes a serem levadas quando a GM chegou. Foto: Divulgação/GM

A Guarda Municipal frustrou uma nova tentativa de furto em escola municipal na noite desta segunda-feira (22). Dois adolescentes, ambos de 16 anos, foram apreendidos a poucas quadras de distância da Escola Municipal Professor Omar Sabbag, no bairro Cajuru. Onze televisores que tinham sido retirados das salas de aula foram recuperados.

“Os guardas municipais receberam uma denúncia de que havia um indivíduo no pátio da escola, à noite. Uma equipe foi deslocada até o local e flagrou três indivíduos no momento em que tentavam pular o muro. Eles saíram correndo”, relata o diretor-geral da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso.

Após pedir apoio de outra viatura, os guardas abordaram dois dos envolvidos, em uma rua próxima da escola. O terceiro fugiu. “As TVs estavam todas ao lado do muro da escola, prestes a serem levadas”, conta Cardoso.

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia do Adolescente e autuados por furto qualificado. A direção da escola foi acionada e reconheceu os objetos como pertencentes à instituição de ensino.

Participação da comunidade

Desde o início do ano, a Guarda Municipal registrou oito furtos, 20 arrombamentos e oito ocorrências de vandalismo em instituições de ensino de Curitiba. “É fundamental que o cidadão que note alguma movimentação estranha nas proximidades ou no interior das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) acione a Guarda Municipal, pelo telefone 153, para que a situação seja verificada, principalmente neste período de férias escolares”, orienta o secretário municipal da Defesa Social, Guilherme Rangel.

Além do telefone 153 da Guarda, é possível ligar para a empresa G5, contratada pela Secretaria da Educação para o serviço de monitoramento interno (áreas cobertas por sensores) das unidades. O telefone é (41) 3045-7940.

Segundo a diretora do Departamento de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, os atos de vandalismo acarretam diversos prejuízos às unidades. “Além dos custos com manutenção e limpeza, eles causam insegurança à comunidade escolar. Por isso, é importante a colaboração da população para cuidar das unidades, informando a Guarda Municipal em casos de movimentações suspeitas nos locais”, alerta Maria Cristina.

Outras prisões

No último fim de semana, a Guarda Municipal interceptou o carro em que dois rapazes transportavam objetos roubados da Escola Municipal Otto Bracarense Costa, no CIC. A dupla – um rapaz de 22 e um adolescente de 13 – estava embarcando os objetos quando viu os guardas, tentou fugir, mas foi pega cerca de um quilômetro depois, quando bateu o carro contra outro veículo.

Já no dia 8 de janeiro, um homem de 27 anos e uma mulher de 24 foram presos no momento em que pulavam o muro da Escola Municipal Professor José Cavallin, no Sítio Cercado. A dupla estava com uma bicicleta, três computadores, um projetor multimídia e dois violinos. Todo o material foi recuperado.