Segurança Pública assina convênio Escola Participativa

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari assinou nesta terça-feira (06) convênio com o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDEHA) para viabilizar o projeto Escola Participativa: Construindo Segurança. “A idéia é usar a escola como uma referência para a comunidade e discutir as questões de violência para diminuí-la, não só dentro das instituições de ensino, como fora”, explica o Coordenador Pedagógico do IDDEHA, José Luiz Ventura Leal.

A verba para a realização do projeto virá do Ministério da Justiça e a Secretaria Estadual da Segurança vai gerenciar os recursos e repassá-los ao IDDEHA. “O projeto é importante e tem a pretensão de tratar a questão de polícia também como questão social. O índice de criminalidade está diretamente ligado ao desemprego, à fome e à pobreza e, por isso, este trabalho é importante. Ele não é alternativo, mas é pouco ortodoxo”, esclarece Delazari. O Escola Participativa já foi considerado pela ONU como um dos cinco melhores projetos de direitos humanos da América Latina.

Leal explica que o trabalho é feito com as lideranças de toda a comunidade, dentro do espaço da escola, e leva a elas lições de cidadania, além de orientações sobre como melhorar o espaço onde vivem. “Nós organizamos eventos de formação de Núcleos de Direitos Humanos, Conselhos de Segurança, entre outros projetos que criam um sistema de governabilidade local. A própria comunidade reúne-se para identificar quais são os problemas da região”, explica. Leal conta que este é o terceiro ano de funcionamento do projeto, que hoje recebeu o apoio da Secretaria, e que já são 104 escolas em Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, que aderiram ao projeto.

Etapas

O treinamento é dividido em quatro módulos, o primeiro trata de cidadania. São colocados em pauta temas como auto-estima, relações interpessoais, ética e moral. O segundo módulo trabalha com legislação, pertinente à questão da defesa dos direitos humanos. Nos terceiro e quarto módulos é desenvolvido o planejamento de uma ação prática. Os grupos formados nas escolas elaboram um projeto a ser desenvolvido dentro da própria escola e da comunidade.

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