Segurança de cidades do Oeste é reforçada com Patrulha Escolar

O governador Roberto Requião entregou, na manhã desta sexta-feira (02), três viaturas da Patrulha Escolar Comunitária (PEC) em Toledo, Oeste do Estado. Um dos veículos será encaminhado para a cidade vizinha de Marechal Cândido Rondon. O governador também apresentou os alunos soldados que irão reforçar a segurança na região. ?A patrulha escolar é uma consultoria de segurança que interage com professores e alunos, ajudando a discutir os problemas de segurança da escola. Acabou a polícia violenta?, disse o governador.

A entrega faz parte da expansão do programa, que deve ser levado para 41 municípios. Em Toledo e Marechal Cândido Rondon, a Patrulha Escolar atenderá 91 escolas particulares, municipais e estaduais, e mais de 100 mil alunos. Mais de 770 mil alunos da rede pública de ensino no Paraná já são atendidos pela Patrulha Escolar Comunitária. A expectativa é que até o final do ano mais de 1.020 estudantes da rede estadual sejam atendidos pela PEC.

A Patrulha Escolar foi criada com a intenção de aproximar o policial do aluno, de seus pais e dos professores, para controlar situações de perigo e violência nas escolas. Os policiais avaliam desde as condições de segurança da escola, até a discussão de problemas e palestras sobre resistência à violência e às drogas, entre outros assuntos, como resgate à auto-estima.

Requião também apresentou os 95 alunos soldados que passarão a integrar o efetivo de Toledo e região nos próximos meses. ?Cada um de vocês que ingressa como soldado para trabalhar na região onde mora, terá a oportunidade de ascender ao oficialato, porque eu eliminei as barreiras. Aquele que quiser estudar e ter um diploma universitário ou ainda comandar uma corporação, poderá fazê-lo?, enfatizou o governador, lembrando que esta ação faz parte da modernização da polícia que também admite até 50% de mulheres em seus quadros.

Expectativa de vida

O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, agradeceu a implantação do 19.o Batalhão de Polícia Militar, em agosto do ano passado, e os investimentos que vêm sendo feitos para melhorar a segurança no município. ?Com segurança e outras ações sociais, o governo garantiu a melhoria da qualidade de vida da população. A população de Toledo passou a viver seis anos a mais, segundo os dados do IBGE, nos últimos três anos que o Requião está à frente do Estado?, relatou o prefeito.

Além da Patrulha Escolar, em Toledo, o Governo do Estado já implantou uma estação do Projeto Povo, com uma viatura e duas motos. Além disso, a Polícia Militar também foi equipada com 49 novas armas, 70 capacetes operacionais, 40 coletes balísticos, 90 jet loaders (equipamento que recarrega armas) e 36 algemas.

A Polícia Civil da cidade já recebeu quatro veículos Gol, uma Nissan Frontier e duas Parati. Os policiais da 20.ª Subdivisão ganharam 22 pistolas e 22 coletes balísticos. Também foi comprado um computador para a Subdivisão e dois computadores para o 1.º Distrito de Toledo. A estrutura do prédio da sede da subdivisão foi melhorada, com a construção de uma cozinha semi-industrial para preparar a comida dos presos.

Todo o prédio recebeu pintura nova e grades na parte externa, que melhoram a segurança. A Secretaria da Segurança também investiu em um sistema de filmagem, com oito câmeras instaladas na parte interna e externa da delegacia, em pontos estratégicos. Um sistema de tranca automatizado foi instalado na entrada da carceragem.

Marechal Cândido Rondon também já recebeu uma estação do Projeto Povo, com uma Parati e uma moto. Os policiais atendem os bairros Centro, Alvorada e Higienópolis, onde são registradas, em média, 59% das ocorrências do município. Além disso, a Polícia Militar recebeu 88 pistolas, calibre ponto40, e coletes balísticos, além de 22 rádios HTs. A Polícia Civil da cidade recebeu uma viatura Parati e pistolas.

Voltar ao topo