Segundo Mantega, reconhecimento do Brasil está cada vez melhor

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (10) que ficou muito satisfeito com a elevação da classificação de risco do Brasil promovida pela agência Fitch Ratings. "Estamos a apenas um degrau do grau de investimento. Isso significa o reconhecimento de que o Brasil está cada vez melhor. O Brasil está sólido, a economia está crescendo e a gestão da dívida está melhorando, o que torna o Brasil confiável e seguro", afirmou o ministro.

Ao ser questionado sobre se o grau de investimento poderá vir em 2008, Mantega respondeu que prefere não fixar data e que isso também não o preocupa. "O que me interessa é que haja esse reconhecimento, o que permite que o Brasil usufrua das vantagens de ser um país seguro", afirmou Mantega.

Ele disse que a melhora na classificação de risco permite ao Brasil buscar juros mais baratos no mercado internacional e reduz o custo das captações do Brasil no exterior. Ele lembrou que o Tesouro Nacional está realizando hoje uma captação em reais no valor de R$ 750 milhões e com taxa de juros em reais abaixo de 9% ao ano. O ministro destacou que a última colocação teve uma taxa de 10,28%.

O ministro da Fazenda afirmou ainda que as outras agências de classificação de risco "não vão ficar para trás". Na sua avaliação, cada uma tem o seu ritmo, mas todas estão analisando a dinâmica da economia brasileira.

Voltar ao topo