Segundo Mantega, economia do país deve crescer 5% no ano que vem

Rio ? O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, disse que a economia brasileira deve crescer 5% em 2006. Ele explicou que a previsão se baseia na atual situação econômica do país, em que destaca a baixa inflação, o investimento em alta, a consolidação da estrutura produtiva do Brasil e a queda dos juros.

Mantega afirmou que os confrontos políticos que poderão se travar em 2006, já que esse será um ano eleitoral, não afetarão a economia. Ele não quis comparar o cenário de 2006 com o de 2002, quando também houve uma eleição presidencial. Há três anos, explica o presidente do BNDES, a economia brasileira não estava sólida e dependia de capital externo. Por isso, o resultado não teria sido satisfatório na ocasião.

"Agora, nós estamos justamente em outra situação. Acabamos de dispensar o Fundo Monetário Internacional (FMI), porque nós temos reservas acumuladas e um setor externo muito dinâmico, coisa que não acontecia no passado. Portanto, nossa vulnerabilidade diminuiu", afirmou Mantega.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.