Segundo Infraero, 16,5% dos vôos tiveram atrasos nesta quinta-feira

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informou que nesta quinta-feira (15), véspera do início de feriado de Carnaval, 16 5% dos vôos programados para ocorrerem até às 18h em todo o País sofreram atrasos de mais de 30 minutos. Segundo a estatal, que administra 67 aeroportos brasileiros, essa média de atrasos é mais alta que o registrado em dias normais, mas está dentro do esperado para dias que antecedem feriados prolongados.

Por meio de sua assessoria, a Infraero explicou que uma média de atrasos de até 20% dos vôos programados é "suportável" em dias assim. A empresa não soube apontar os motivos para os atrasos registrados nesta quinta-feira, argumentando que há normalmente um aumento de demanda e de número de aviões. Isso, associado a fatores climáticos, pode ter algum tipo de responsabilidade sobre os atrasos.

Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que ficou acertado, entre os três órgãos responsáveis pela aviação civil brasileira – Anac, Infraero e Aeronáutica – que cada um será responsável pelas informações relativas "às suas respectivas áreas de competência" durante o feriado do Carnaval. Ou seja, Anac tratará das companhias aéreas, Infraero, da estrutura dos aeroportos, e Aeronáutica do trabalho dos controladores de vôo e funcionamento das torres de controle.

Voltar ao topo