Sede da Operação Viva o Verão é inaugurada no centro de Matinhos

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná inaugurou, nesta quinta-feira (11), a sede da coordenação integrada das polícias na Operação Viva o Verão na Costa Leste. No local passam a ser definidas todas as operações realizadas no litoral. Até agora, a coordenação funcionava numa sede provisória. Com a inauguração e até o final da Operação Viva o Verão a coordenação estará instalada no centro de Matinhos.

O sistema integrado permite que as forças policiais se unam para obter melhores resultados e trabalhem de forma sistematizada no combate à criminalidade. ?A integração das polícias no Paraná já saiu do papel há tempos. Esta coordenação demonstra que, quando se faz um trabalho sério, unindo as forças policiais, os resultados não tardam a aparecer?, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.

Na sede, ficam dois coordenadores, um da Polícia Civl e outro da Polícia Militar, que se reúnem periodicamente com os policiais responsáveis pelas áreas do litoral. Semanalmente, são realizadas reuniões de avaliação do trabalho e planejamento geral das próximas atividades. Juntos, os coordenadores definem as ações, orientados pelo geoprocessamento, mapa do crime. No local, funciona também o Núcleo de Comunicação Social da Secretaria da Segurança. Ao todo, trabalham na sede diretamente cerca de quinze pessoas. O local serve de apoio para as secretarias de estado que precisam usar a infra-estrutura do prédio.

As ações das polícias no litoral são realizadas desde 20 de dezembro de 2006, quando foi lançada a Operação Viva o Verão. Desde então, foram realizadas operações integradas diariamente. O resultado foram 77 pessoas presas e seis armas apreendidas. Também foram apreendidos quase 300 pedras de crack e 360 gramas de maconha, além de cinco frascos de lança-perfume. Bares, boates e demais estabelecimentos comerciais também foram vistoriados, para garantir a segurança dos veranistas e melhores serviços prestados, com higiene e segurança. Foram realizadas 11 operações em estabelecimentos comerciais de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e da Ilha do Mel.

Ao todo, trabalham na Operação Verão em todo o Paraná cerca de 3 mil policiais civis e militares e bombeiros, com 726 viaturas. Esses profissionais são responsáveis pelo reforço no policiamento no litoral e nas regiões Oeste e Norte do Estado, onde são desenvolvidas atividades do projeto nesta época do ano. Motos, cavalos, cães farejadores, lanchas, jetskis, quadriciclos e até uma aeronave são usados para o patrulhamento na terra, água e ar. Nos fins de semana, equipes da Companhia de Choque, Divisão de Narcóticos e Crimes Contra o Patrimônio, Delegacia do Meio Ambiente, Sicride, Nucria, Batalhão de Trânsito e Divisão de Investigações Criminais descem para o litoral para dar reforço.

Infra-estrutura

Os serviços prestados pelo governo do estado vão além da segurança. A Operação Viva o Verão deste ano conta com a participação de mais de 6 mil pessoas para atender com qualidade os turistas que aproveitam a temporada de calor nas praias do Paraná e também nos rios, lagos e praias artificiais das regiões Oeste e Norte. Participam das ações, além da Secretaria da Segurança, as secretarias da Justiça, Turismo, Meio Ambiente, Relações com a Comunidade, Obras, Educação, Cultura, Saúde, Paraná Esporte, Copel, Sanepar, além de prefeituras, órgãos do Governo Federal, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual. A previsão é que este reforço do governo do Estado seja mantido até o dia 25 de fevereiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.