Secretraia da Educação implanta projeto de ensino especial

A Secretaria de Estado da Educação implantou, neste mês, o projeto “Universalizando a Educação Especial” para melhorar o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais em todo o Paraná. O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria, tem a finalidade de desenvolver serviços e apoios especializados a estabelecimentos que ainda não possuem o atendimento a alunos especiais.

São 35 os municípios que não possuem nenhum tipo de atendimento para o ensino especial de acordo com dados divulgados pela Secretaria. Segundo o Secretário Educação, Mauricio Requião, a iniciativa vem ao encontro das diretrizes da Educação, voltadas ao aprimoramento do ensino especial. “Nossa intenção é dar subsídios para que estas escolas possam oferecer melhores condições de ensino aos alunos com tais necessidades educacionais”, afirmou.

Uma das características do projeto é de desenvolver um trabalho de avaliação psico-educacional que tem como objetivo identificar alunos de escolas regulares que necessitam de educação especial. Até agora esse serviço foi desenvolvido em Francisco Alves (14 alunos), Xambrê (33 alunos) e Esperança Nova (17 alunos), totalizando 64 alunos avaliados.

Para a Chefe do Departamento de Educação Especial, Angelina Matiskei, o “Universalizando a Educação Especial” proporciona a esses alunos a possibilidade de inclusão escolar. “Isto significa proporcionar direito à Educação da mesma maneira que é ofertada aos demais”.

No próximo mês, os Núcleos Regionais da Educação de Toledo e de Assis Chateaubriand serão os próximos a receberem a equipe da Educação para dar continuidade do projeto. Mercedes, Quatro Pontes, Pato Bragado e São José das Palmeiras e Brasilândia do Sul serão os municípios atendidos.

Voltar ao topo