Secretário reforça importância de vacinação na última semana

Esta é a última semana da Campanha de Vacinação contra sarampo e poliomielite. Os responsáveis por crianças menores de cinco anos devem ir aos postos de saúde até a proxima sexta-feira, 03 de setembro, último dia de aplicação da vacina.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, não há motivos para preocupação com reações alérgicas. As vacinas tríplice da marca italiana Chiron, que causaram urticária e choque anafilático em 120 crianças, foram retiradas da campanha. Ao todo, mais de 5,7 milhões de doses serão recolhidas. O novo lote é distribuido pela empresa Fiocruz. Desde a substitução das vacinas, nenhum caso de reação alérgica foi registrado.

O secretário acredita que, apesar do problema, a população não se intimidou; e continua levando as crianças aos postos. “A população entendeu que foram casos raros e a solução de substituir a vacina eliminou qualquer possibilidade de novos eventos. As crianças não podem perder a oportunidade de serem vacinadas e ficarem protegidas”. As doses podem ser aplicadas mesmo sem o cartão de vacinação.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 17 milhões de crianças contra a pólio e 13,7 milhões contra o sarampo. Isso a um custo de R$ 10,5 milhões.

Voltar ao topo