Secretário nega contaminação de lençol freático

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Sérgio Rasera, rebateu nesta terça-feira (13) a denúncia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de que a vala séptica de resíduos hospitalares de Curitiba estaria contaminando o lençol freático da região. O Governo do Estado informou que pretende multar o município em R$ 15 milhões.

?Temos laudos feitos pela Universidade Federal do Paraná comprovando que não há qualquer indício de contaminação na vala séptica, inclusive essas mesmas análises foram encaminhadas ao IAP no último dia 24, que não se manifestou a respeito do assunto?, disse Rasera.

A secretaria municipal está aguardando o encaminhamento da multa para recorrer judicialmente e solicitar oficialmente ao IAP cópia das análises.

O secretário lembra ainda que a legislação federal obriga os geradores (hospitais, farmácias e afins) a destinarem adequadamente seus resíduos hospitalares. A vala séptica recebe o lixo de hospitais de Curitiba e Região Metropolitana.

?Entendemos que o IAP deveria aplicar a lei sobre esses geradores, e não cobrar de Curitiba que vem contribuindo para que a situação não vire uma calamidade?, declara.

Quanto ao aterro sanitário da Caximba, que segundo o IAP estaria lançando chorume diretamente em corpos hídricos, cabe lembrar que ele atende todas as exigências técnicas de impermeabilização de solo e dragagem de chorume. O líquido, antes de ser lançado, passa por um sistema que conta com quatro lagoas de tratamento.

Tanto o aterro sanitário como a vala séptica têm licença ambiental de operação emitida pelo próprio IAP, que condiciona exigências de controle ambiental, as quais o município vem cumprindo.

Voltar ao topo