Secretário Nacional da Segurança Pública dá aula magna para delegados

O secretário Nacional da Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, e o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, participaram nesta quinta-feira do início do primeiro curso de pós-graduação da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná.

Corrêa ministrou a aula magna do curso de Especialização de Gestão em Segurança Pública para os 76 delegados inscritos, no Espaço Estação Embratel Convention Center.

Este curso coloca a Escola Superior de Polícia Civil do Paraná como a primeira escola de polícia do Brasil com autonomia para treinar e certificar um curso de pós-graduação sem o apoio de universidades. A Escola foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

?Este curso é fundamental para a polícia estar bem preparada para as ações de segurança. Estamos investindo não só em infra-estrutura, mas em capacitação para os nossos policiais que é essencial para o sucesso das operações de combate ao crime?, disse Delazari.

O curso de especialização Gestão em Segurança Pública vai capacitar os profissionais para assumirem cargos de gerência na polícia. A aula magna desta quinta-feira (01) também marcou o início das comemorações dos 152 anos da Polícia Civil do Paraná e os 71 anos da Escola de Polícia.

Durante a aula, o secretário nacional falou para os alunos sobre o funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública na esfera estadual e nacional. ?Estamos preocupados em compartilhar experiências com o Estado e estamos investindo em capacitação para isto. Estamos apoiando os Estados com reformas, reaparelhamento e novos modelos de segurança pública?, afirmou.

Delazari fez a segunda palestra e falou sobre os investimentos e os projetos da segurança do Paraná. ?Temos investido em tecnologia e novas formas de fazer segurança pública no Estado, como o Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante).

Mas nosso principal investimento é no policial, com cursos de capacitação e aperfeiçoamento?, disse. O Projeto Povo trabalha com o policiamento comunitário, que visa a aproximação do policial e a comunidade, e já foi instalado em 36 bairros de Curitiba e em cidades da região metropolitana e interior do Estado.

O curso tem o objetivo também de dar subsídios para uma futura promoção dos policiais. ?Para um delegado passar da 4.ª classe para 3.ª classe, ele precisa ter em seu currículo cursos que o capacitem para isto e esta pós-graduação é uma grande oportunidade?, explicou Delazari.

Pós-graduação

Os alunos assistirão às aulas na Escola Superior de Polícia Civil, no bairro Vila Isabel. O curso será dividido em três módulos, com o total de 416 horas/aula. Esta primeira parte é sobre Processos Administrativos, com 80 vagas, e termina no dia oito de outubro. As aulas serão ministradas nas quintas-feiras, sextas-feiras e sábados em período integral.

O segundo módulo será realizado em março de 2006, e tratará sobre gerenciamento policial. O terceiro começa em maio do ano que vem e abordará planejamento estratégico. ?Quem concluir os três módulos e apresentar uma monografia terá o certificado de especialização de Gestão em Segurança Pública?, esclareceu a diretora da Escola, Charis Negrão Tognosi.

Segundo a delegada Charis, a especialização possibilitará aos policiais uma futura promoção. ?O curso é indicado para delegados de 4.ª, 3.ª e 2.ª classes, para que futuramente possam ser promovidos?, explicou. Segundo ela, um dos requisitos para a promoção é a participação em cursos que qualifiquem melhor o profissional de segurança. Ao concluir as três áreas de concentração de estudos, o aluno receberá titulação de Especialistas de Gestão em Segurança Pública.

Voltar ao topo