Secretário do MEC defende mudanças na educação no meio rural

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, defendeu no I Encontro Nacional da Agricultura Familiar, que não é possível uma justaposição dos currículos e metodologias educacionais das escolas das cidades com os das escolas rurais.

Ricardo Henriques informou que foi criado este ano uma coordenação dentro de sua secretaria para tratar especificamente da educação no meio rural. Segundo ele, no ano passado o Ministério da Educação realizou um estudo para adaptar as estruturas curriculares e as metodologias de trabalho da educação para a realidade do campo.

?Precisamos adaptar a capacitação dos professores, o currículo, adaptar inclusive a distribuição das cargas horárias para que possamos conseguir que a população rural aumente seu nível de escolaridade média com os saberes específicos do campo?, disse o secretário.

O MEC, segundo Henriques, tem procurado aumentar a capacidade de diálogo com os movimentos sociais e gestores municipais e estaduais. Uma das iniciativas nesse sentido, é a realização de seminários estaduais para debater o tema. Já foram realizados três encontros e mais 24 serão promovidos até março de 2005.

Voltar ao topo