Secretário discute segurança pública na França

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, se reuniu nesta segunda-feira (23), em Paris, com o ministro do Interior da França, Dominique de Villepin e também com o diretor-geral da Polícia Nacional da França, Michel Gaudin. Delazari participa, como convidado de honra, da Conferência Européia da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), um dos eventos mais importantes e respeitados do mundo na área da Segurança Pública e que também será realizado em Foz do Iguaçu, em outubro deste ano. ?Aqui nós trocamos experiências, apresentamos as inovações adotadas para o combate da criminalidade e fechamos parcerias para o treinamento e aperfeiçoamento de nossos policiais?, disse Delazari.

O encontro com Villepin ocorreu no Palácio dos Ministérios, nesta segunda-feira. Em seguida, Delazari apresentou ao comitê dirigente do IACP o que está sendo feito no Estado na área da segurança pública e falou sobre os preparativos para receber as maiores autoridades do mundo na área da segurança, em outubro, em Foz do Iguaçu. ?Eles assistiram com atenção à apresentação dos projetos paranaenses, que respeitam a filosofia mais moderna de se fazer segurança hoje em todo o mundo?, disse o secretário.

As principais autoridades do mundo em segurança pública estarão reunidas nesta edição européia do encontro, que tem como tema principal ?Globalização das Ameaças e Cooperação Policial Internacional?, até quarta-feira (25). Nesta segunda-feira, os participantes ouviram as palestras ?Novas Ameaças? e ?Ameaça do Terrorismo?, conduzidas por chefes da polícia francesa, e pelo diretor do Departamento de Fiscalização da Polícia dos Estados Unidos. ?A doutrina do combate ao terrorismo está diretamente relacionada com o combate ao crime organizado, aos grandes criminosos, pelas dificuldades da obtenção da prova, da necessidade de modernização da compra de equipamentos, enfim, pela necessidade de modernização e atualização da polícia?, explicou Delazari.

Nesta terça-feira (24), os participantes debatem as ?Novas Ameaças do Crime? e ?Ferramentas para uma cooperação policial mais eficaz?. ?Estamos fechando parcerias para o treinamento de policiais, o que é extremamente importante para a atualização das nossas polícias e para a modernização do combate ao crime?, disse o secretário.

Foz

A cidade de Foz do Iguaçu será a sede, em outubro deste ano, da 5.a Conferência Executiva de Segurança Pública para América do Sul, promovida pela IACP (Associação Internacional de Chefes de Polícia – International Association of Chiefs of Police) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O evento é um dos mais importantes e respeitados no mundo pelas autoridades policiais. Paralelo a ele será realizada a 5.a Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg), na qual as maiores empresas do mundo, na área da segurança, estarão expondo seus produtos e divulgando aparatos policiais de última geração. ?É uma oportunidade rara para ter acesso a tudo que existe de mais avançado em tecnologia e técnicas de atuação policial?, afirmou Delazari, também coordenador-geral do evento em Foz do Iguaçu.

O privilégio de sediar o evento mais importante na área foi conquistado em novembro do ano passado, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos. O secretário da Segurança Pública do Paraná representou o Paraná, numa disputa com outros países, frente a um comitê internacional que escolheu Foz do Iguaçu como sede do evento, a ser realizado de 23 a 25 de outubro deste ano. No ano que vem, o evento já está marcado para acontecer em Dunbar, na África, e em Sófia, Bulgária.

Voltar ao topo