Secretário de Política de Informática destaca geração de recursos para o setor

O secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia, Marcelo de Carvalho Lopes, disse hoje que o governo federal está trabalhando um conjunto de fatores para gerar recursos para as empresas do setor. Segundo Marcelo Lopes, o objetivo é realizar projetos de pesquisa da indústria, formar recursos humanos e buscar o mercado externo.

Ao participar da reunião da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, regional do Rio Grande do Sul (Abine-RS), que discutiu, em Porto Alegre, a importância e o impacto da política industrial na competitividade da cadeia eletroeletrônica do país, o secretário ressaltou que "é imprescindível retomar o crescimento industrial do país".

Marcelo Lopes disse que o Rio Grande do Sul precisa investir mais recursos no setor de eletroeletrônicos para chegar ao patamar de São Paulo, que se está em primeiro lugar no país. Ele informou que o Rio Grande do Sul recebe entre 15 e 18% do volume de recursos oferecidos pela Lei de Informática do governo federal, enquanto São Paulo recebe 60% do total.

Durante palestra, o secretário garantiu que a instalação de um centro industrial e tecnológico vai trazer um diferencial para o Rio Grande do Sul, que tem "um dos parques industrial mais significativos nesse setor, com empresas importantes nas áreas de automação e de comunicações". Marcelo Lopes disse que o novo centro poderá agregar mais valor aos produtos gaúchos, com sustentação tecnológica, o que permitirá que o estado se posicione em novos nichos de mercado.

Segundo o diretor regional da Abinee-RS, Luiz Francisco Gerbase, no encontro também foi discutido o tratamento previsto pela política industrial para a área de eletroeletrônica e de tecnologia da informação, "tema de fundamental importância para o desenvolvimento competitivo do setor", além de questões políticas e econômicas que envolvem o setor eletroeletrônico no estado.

Durante a reunião, o presidente da Abinee, Ruy de Salles Cunha, e a diretoria regional do Rio Grande do Sul, lançaram a segunda edição do "Abinee Tec Sul 2006", que será realizada no Centro de Eventos da Federação das Indústrias gaúchas (Fiergs), em Porto Alegre, de 28 a 30 de março do ano que vem. Ao final da reunião-almoço, também foi realizado o workshop Estratégias de Inovação Tecnológica.

Voltar ao topo