Secretário de Educação de Cascavel é indicado em eleição direta

Professor de história e diretor da Escola Municipal Reassentamento São Francisco de Assis, Valdecir Nath é o novo secretário de Educação de Cascavel. Ele foi eleito hoje em votação realizada pelos diretores de todos os estabelecimentos municipais de educação, recebendo em uma prévia 56 entre 61 votos, e a seguir sendo aclamado por unanimidade. Inicialmente, havia sido indicada uma lista tríplice, à escolha do prefeito, e dela faziam parte as professoras Leda Moraes e Valdeny Gomes Folador.

O prefeito Edgar Bueno deveria anunciar o nome do novo secretário (a partir da lista tríplice) no encontro de hoje com os diretores, no Ceavel, mas resolveu assegurar exclusivamente aos diretores a decisão. ?Resolvemos pelo processo totalmente democrático, pela primeira vez o próprio magistério municipal escolheu o secretário de Educação, e, ainda, pela primeira vez ele é oriundo do próprio quadro do magistério municipal?, disse Edgar Bueno, lembrando que os secretários anteriores era oriundos da rede particular ou estadual.

Votaram 57 diretores de escolas e representantes do Ceavel, dos Centros de Educação Infantil (CEI), Centro Especializado de Atendimento a Criança e da Secretaria de Educação. ?As pessoas podem imaginar, mas não têm a dimensão exata da importância que tem este processo democrático?, disse Sylvia Barichello, presidente do Sindicato dos Professores Municipais. ?É uma grande lição de democracia?, acrescentou o presidente da Câmara Municipal, Juarez Berté, também presente no local, ao lado de outros vereadores e de secretários municipais. 

Voltar ao topo