O secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier anunciou nesta terça-feira em reunião com os deputados estaduais da base de sustentação do governo na Assembléia Legislativa, que o Paraná será o primeiro Estado a implantar o SAMU ? Serviço de Atendimento Médico de Urgência em sete regiões do Paraná.

O programa, em parceria com o Ministério da Saúde e prefeituras, vai oferecer à população UTIs móveis capazes de atender emergências médicas não traumáticas em todo o Estado. “Este novo serviço, aliado à ampliação do Siate e à operação dos hospitais regionais, permite que o governo execute uma política moderna e eficaz de saúde pública”, destacou o secretário.

O secretário anunciou ainda que, nos próximos dias, o governo do Estado estará entregando 195 ambulâncias para vários municípios e regionais da saúde. Ao contrário da política anterior, que distribuía ambulâncias para remover pacientes para as capitais, o governo está fazendo essa reposição com equipamentos mais modernos, capazes de permitir procedimentos médicos em seu interior. Desta forma, os pequenos municípios podem levar seus pacientes para os hospitais regionais e estaduais já em funcionamento em todo o Paraná.

Cláudio Xavier informou ainda que nos próximos dias o governo inicia as obras de reforma da Santa Casa de Paranavaí, para transformá-la em hospital regional. O mesmo deve ocorrer com Ponta Grossa e Paranaguá. “O governo do Estado está viabilizando a sobrevivência dos pequenos hospitais municipais através de um contrato de gestão que prevê o repasse mensal de um valor fixo, que deverá viabilizar essas instituições que hoje são fundamentais no atendimento primário de saúde”, adiantou Cláudio Xavier.

O líder do governo, deputado Natálio Stica vem promovendo reuniões semanais com secretários de Estado, para aproximar o governo de sua bancada. “Com essas reuniões, o governo vem fortalecendo sua base de sustentação, pois os deputados sentem-se como integrantes das políticas de governo”. O parlamentar elogiou a postura do secretário de Saúde Cláudio Xavier, que tem procurado atender todos os deputados de forma direta.

Stica explicou que com esse trabalho da liderança está conseguindo aproximar o trabalho parlamentar das ações do Governo. “A cada reunião os deputados têm uma compreensão melhor de cada área do governo e dos programas em execução e com isso, procuram adequar suas propostas e reivindicações a esses programas”, finalizou o líder do governo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade