Secretário anuncia novas vagas no sistema penitenciário

O secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, deu posse nesta quarta-feira (14) aos 16 novos membros do Conselho Penitenciário Estadual, que foram nomeados pelo governador e promoveram uma modificação de 65% no quadro do Conselho. Na solenidade, o secretário anunciou a abertura de novas vagas no sistema penitenciário, para os próximos meses.
As novas vagas, que deverão aliviar a superlotação das cadeias de delegacias virão das penitenciárias de Ponta Grossa e da Penitenciária Metropolitana, que terá 432 vagas. “E o governador já autorizou a construção de duas penitenciárias provisórias em Cascavel e a ampliação no número de vagas na penitenciária feminina de Curitiba, na penitenciária Industrial de Guarapuava e na penitenciária Industrial de Cascavel”, anunciou Parzianello.
Para o secretário a ampliação é necessária devido a atuação do Ministério público e das Polícias Civil e Militar, que estão prendendo cada vez mais criminosos e emitindo penas elevadas, sobrecarregando as delegacias. O Paraná possui atualmente uma população carcerária de 12 mil presos, sete mil nas unidades penitenciárias e cinco mil nas carceragens das delegacias.

Voltar ao topo