Secretaria vai monitorar famílias do Programa do Leite

As famílias das 158 mil crianças que serão beneficiadas com o Programa Leite das Crianças, do governo do Estado, serão monitoradas pela Secretaria de Estado da Saúde, que vai analisar fatores como nutrição, presença de nutrientes no organismo, imunidade a doenças.
Nas duas primeiras cidades que receberam o programa, Cândido de Abreu e Cerro Azul, a Secretaria já iniciou uma pesquisa com as famílias para levantar os indicadores de saúde tanto das crianças que se enquadram no programa ? de 6 meses a 3 anos ? quanto dos pais e irmãos. De seis em seis meses será realizada nova pesquisa para avaliar a evolução dos índices e analisar a contribuição do leite no cenário.
“As famílias são o elo mais importante dessa cadeia, mas a Saúde está atuando em toda a produção do leite”, diz a assessora especial do secretário Cláudio Xavier e coordenadora na Secretaria da Saúde do Programa Leite das Crianças, Shirley Lobato da Costa.
As equipes da vigilância sanitária atuam nos municípios desde a orientação sobre o manejo do gado no pasto até a supervisão das condições de higiene e produção dos laticínios. Com as mães, iniciaram um trabalho de orientação sobre o correto acondicionamento e conservação do leite. Em paralelo, os técnicos do departamento de aleitamento materno da secretaria estão mostrando a importância da criança até seis meses se amamentada.
Os municípios escolhidos pelo governo para receberem o projeto Leite das Crianças também serão os primeiros a terem ampliadas as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam na saúde básica da população.
“São municípios com baixo índice de desenvolvimento humano que precisam de uma ação urgente na área da saúde básica”, explicou o secretário Cláudio Xavier. O governo federal anunciou a ampliação das equipes do PSF nos municípios com mais de 100 mil habitantes.
O governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, inicia até a metade do ano a ampliação das equipes nos municípios menores, começando pelos de menor IDH. lembrou Xavier.

Voltar ao topo