A Secretaria de Estado da Segurança Pública realizou, na manhã desta quarta-feira, a desocupação da Fazenda Bandeirantes, na cidade de Laranjal, região Central do Paraná. Todo o movimento de desocupação foi feito pacificamente e em diálogo com os trabalhadores sem terra. Desde 19 de junho deste ano, 120 pessoas ocupam a fazenda, que tem 722 alqueires, usados para o plantio de milho e criação de gado.

De acordo com os policiais que fizeram a reintegração de posse, os sem-terra deixaram o local em aproximadamente dez caminhões, alugados pelo proprietário da área, e foram levados para os assentamentos de onde tinham saído. Representantes do Poder Judiciário e da imprensa acompanharam todo o processo de negociação para o cumprimento da reintegração de posse.

Esta foi a 66.º desocupação pacífica promovida desde o início de 2003. Neste ano já é a 32.º, o que significa uma desocupação a cada cinco dias, em média. Durante os oito anos do governo passado foram feitas apenas 111 desocupações, média de uma reintegração por mês

continua após a publicidade

continua após a publicidade