Secretaria da Saúde realiza caminhada contra o tabagismo

A Secretaria de Estado da Saúde, através dos Programas de Combate ao Tabagismo e Qualidade de Vida do Servidor, organizou, nesta segunda-feira,uma caminhada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Os servidores da secretaria saíram de sua sede, na Rua Piquiri, às 9h15, até o Teatro Paiol, onde distribuíram panfletos sobre os males do tabagismo à população.

Vestindo camisetas com a mensagem ?Viva sem cigarro?, os servidores chamavam atenção por onde passavam. A servidora Karyn Lisy achou importante a mobilização, pois, segundo ela, o trabalhador da saúde tem o dever de se integrar à causa do combate ao tabagismo para sensibilizar não só a população, mas o próprio servidor.

O tema deste ano tem por objetivo alcançar a população com informações relacionadas ao tabagismo passivo e à exposição ocupacional, em especial entre trabalhadores de lugares fechados como shoppings, bares e restaurantes.

A poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados é denominada de poluição tabagística ambiental (PTA) e a inalação dessa fumaça por indivíduos não fumantes em ambientes fechados é conhecida por tabagismo passivo.

O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, que participou da caminhada, alertou a população para o cumprimento da Lei 9294/96, que diz que ?é proibido o uso de cigarros, cigarrilha, charuto, cachimbo ou qualquer outro produto derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área exclusiva para este fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente?, pois a fumaça inalada em grande quantidade também provoca câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Além da caminhada, também foi lançada a campanha interna ?Troque seu maço de cigarro por alimento?, que será doado para a Casa dos Pobres São João Batista, que fica ao lado do prédio da Secretaria.

Voltar ao topo