Secretaria da Saúde elabora proposta de intercâmbio com Cuba

A Secretaria da Saúde, através do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (escola técnica do SUS), está elaborando proposta de intercâmbio de cooperação na área de saúde com Cuba para a troca de experiências na formação do corpo técnico da saúde pública. ?A busca de experiências bem sucedidas no exterior, incorporadas à realidade paranaense poderá melhorar ainda mais o atendimento, melhorando o aproveitamento dos recursos colocados à disposição pelo Estado?, afirmou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

A proposta, que será encaminhada ao cônsul geral de Cuba, Carlos Trejo Sosa, inclui a produção de material pedagógico para os novos cursos de formação inicial dos agentes comunitários, técnicos em Biodiagnóstico e técnico em Vigilância em Saúde. Em contra-partida, o Paraná vai oferecer a experiência dos cursos técnicos em Enfermagem e em Higiene Dental.

De acordo com a diretora do Centro Formador, Vânia Martins, os novos cursos atenderão a uma proposta do Ministério da Saúde, bem como a demanda dos municípios. A capacitação pedagógica dos docentes do curso de formação de agentes comunitários será realizada ainda este ano. No início do próximo ano, cerca de 8 mil agentes comunitários farão parte de mais de 200 turmas organizadas em 18 Regionais de Saúde.

No final de setembro, o Paraná recebeu a visita do cônsul de Cuba e do vice-cônsul e representante do Ministério da Educação, Adolfo Nuñez Fernández. Na ocasião, Vânia Martins e o diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa, Luiz Armando Erthal, foram convidados para ir até Cuba conhecer novas políticas na área de educação em saúde, epidemiologia e controle de doenças. A viagem já está prevista para o final de novembro, quando serão definidos os detalhes do intercâmbio através de um encontro com profissionais de nível médio e superior de Cuba.

Centro Formador

O Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha foi fundado em 1955 para formação de profissionais de nível técnico na área da saúde e é a única escola do Paraná com autorização do Conselho Estadual de Educação para descentralizar seus cursos.

Entre os cursos oferecidos pelo Centro Formador, estão: o curso técnico em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem e o curso técnico em Higiene Dental, no qual o Paraná é referência. Em 20 anos se formaram 2.265 profissionais de saúde bucal (auxiliar de consultório dentário e técnico em higiene dental). Na atual gestão serão 2.004 novos profissionais de saúde bucal para atender a expansão de serviços dos Centros de Especialidades Odontológicas e a inclusão deste profissional no Programa Saúde da Família.

O Centro Formador ainda oferece cursos livres para Cuidador de Idoso, para área de limpeza e lavanderia de Unidades de Saúde, para área de copa, cozinha e lactário de Unidades de Saúde. Estão sendo desenvolvidos os novos cursos de formação inicial dos agentes comunitários, técnicos em Biodiagnóstico e técnico em Vigilância em Saúde.

Voltar ao topo