Secretaria da Saúde e Sanepar distribuirão kits de escovação dental

A Secretaria de Estado da Saúde e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vão distribuir um kit com escova e pasta de dente para os escolares em localidades onde os sistemas de água gerenciados pela Sanepar não possuem fluoretação. A medida propiciará a escovação supervisionada a escolares das redes públicas estadual e municipal, estimados em 20% da população do Estado. Eles residem em 170 localidades, distribuídas em 103 municípios que ainda não recebem os benefícios da fluoretação de águas, principal medida de saúde bucal coletiva.

O kit contribuirá para reduzir a prevalência e a incidência de cárie dentária da população escolar. Hoje, 85% da população do Paraná recebe água fluoretada, percentagem que chega a 96% em ambiente urbano. Só as pequenas localidades não são atingidas por ser impraticável a colocação de flúor na água. O Estado é referência nacional em saúde bucal e 38% de sua população têm zero cárie aos 12 anos, um dos melhores índices do país.

No convênio assinado entre as duas instituições, a Secretaria de Saúde se compromete a treinar os professores e auxiliares das escolas na técnica de escovação e no uso da escova de dente e da pasta fluoretada, em parceria com as secretarias municipais, cirurgiões dentistas e técnicos em higiene dental da Secretaria e dos municípios. A Secretaria da Saúde também fornecerá à Sanepar as quantidades de kits por localidade onde o programa for implantado.

Já a Sanepar fornecerá 78 mil kits de escovação dental, contendo uma escova dental infantil e um tubo de creme dental fluoretado. Além disso, distribuirá os kits nas localidades de acordo com as quantidades estabelecidas pela coordenação de saúde bucal da Secretaria da Saúde, e avaliará a possibilidade de fornecer água fluoretada em caminhões pipas ou galões de água para as escolas envolvidas.

“A nossa ação busca atingir os escolares mas também os pais participam, através da Associação de Pais e Mestres”, explica Christian Mendez Alcântara, coordenador do Programa de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde. “A educação é muito importante na diminuição da cárie e das doenças da boca”, acrescenta.

Voltar ao topo