Secretaria da Saúde auxilia vítimas de incêndio em Assunção

A Secretaria de Estado da Saúde está ajudando as vítimas do incêndio em Assunção, no Paraguai, ocorrido em um supermercado, no domingo. Foram enviados para o governo paraguaio sete respiradores e 450 bolsas de sangue vazios, já que eles estavam sem esse material para armazenar as doações. A ajuda faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde do Brasil para auxiliar as vítimas do acidente.

“Temos a obrigação de auxiliar nossos vizinhos paraguaios. Estabelecemos diversas ações em conjunto, não apenas no âmbito da saúde, mas também em outras áreas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Também já estão internados no Hospital Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, três pacientes e já estão reservadas dez vagas caso seja necessário. O pagamento do tratamento desses feridos será custeado pela própria Secretaria da Saúde, com recursos do SUS. A Secretaria também disponibilizou, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), sangue para esses pacientes.

“Provavelmente eles precisarão de muito plasma, já que com as queimaduras eles necessitarão de reposição de proteínas e outras substâncias contidas no plasma “, disse o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães.

O incêndio, ocorrido no domingo por volta das 12h30 (horário de Brasília), já é considerado a maior tragédia do país nos últimos 50 anos. Na tarde de terça-feira a Secretaria da Saúde realizou em Curitiba um encontro do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, quando foi apresentado ao secretário Cláudio Xavier um balanço das ações que são desenvolvidas na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

O grupo tem a participação da Secretaria de Estado da Saúde, Itaipu Binacional, Ministério da Saúde do Brasil e do Paraguai, além das Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu e Toledo. Participaram do evento além do secretário Cláudio Xavier, Gleisi Hoffmann, diretora Financeira Executiva de Itapiu e coordenadora do Grupo de Trabalho, Joel de Lima, coordenador suplente do Grupo, Maria Stella Cabral de Bejarano, representando o Ministério da Saúde do Paraguai, Plínio Duarte Oviedo, consultor do GT pelo Paraguai, Luiz Carlos Sumyama, consultor do GT pelo Brasil e Silvana Pereira e Luisa Guimarães representando o Ministério da Saúde do Brasil

Voltar ao topo