Secretaria da Justiça fará convênio com faculdades de direito

O governador Roberto Requião autorizou convênio entre Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e faculdades de Direito, para atendimento a presos das unidades do Sistema Penitenciário de Curitiba, Região Metropolitana e Cascavel, extensivo à família dos detentos. A medida, inédita em todo o Estado, tem por objetivo a inclusão social de presos e familiares, uma das principais preocupações do governador e do secretário da Justiça, Aldo Parzianello.

Num primeiro momento, as faculdades participantes do projeto realizarão um levantamento dos presos que não tenham advogados constituídos ou nomeados por um juiz e não tenham condições financeiras de contratar um defensor. Os familiares desses mesmos internos também receberão atendimento nos núcleos de Direito das faculdades associadas ao projeto.

O convênio visa prestar atendimento qualificado para o preso que necessite de revisão de pena e de que seu processo seja agilizado. “A adoção de unidades penais pelas faculdades e universidades é um marco histórico de comprometimento da sociedade, na agilização da execução da pena, tendo como conseqüência, a abertura de novas vagas no Sistema Penitenciário. Além da amplitude social que o atendimento extensivo aos familiares dos detentos representará no contexto de inclusão que tanto almejamos”, analisou Parzianello.

Supervisora do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas Curitiba, Nadia Regina de Carvalho Mikos revela que a parceria da instituição com a Secretaria representa um avanço para os alunos de Direito na área criminal. “Antes, fazíamos atendimentos dos casos de família, mas, a partir desse convênio, os acadêmicos estarão mais próximos a outras situações, possibilitando um melhor aprendizado”, concluiu.

No caso das Faculdades Curitiba, a coordenação do curso de Direito formará grupos de alunos, orientados por um professor-supervisor, que visitarão as unidades prisionais do projeto. Após um mapeamento dos internos beneficiados, os processos serão detalhadamente analisados, e os familiares poderão acompanhar os trabalhos

Voltar ao topo