Secretaria da Educação realiza Seminário de Integração do Ensino Superior

O secretário da Educação Mauricio Requião abriu, nesta segunda-feira (12), o Seminário de Integração do Ensino Superior com a Educação Básica, que reúne aproximadamente 100 professores das sete Instituições de Ensino Superior do Paraná (cinco estaduais e duas federais) ? todas parceiras do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

?O Programa proporcionará a articulação entre o saber universitário com a necessidade de formação continuada dos nossos professores da educação básica?, garantiu o secretário da Educação Mauricio Requião. O secretário disse ainda que a implantação do PDE ?traduz o empenho do governo paranaense na valorização constante do professor e, ao mesmo tempo, representa um salto qualitativo na educação pública do Paraná?.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Lígia Pupato, o Programa de Desenvolvimento Educacional aposta na parceria entre as duas secretarias de Estado. ?Tenho a certeza de que o programa será um sucesso porque há interação. O PDE chama a todos nós, professores do ensino superior, a oferecer ao professor da educação básica a nossa contribuição para garantir a qualidade do ensino público?, disse.

?A implantação do PDE só foi possível devido a aprovação, pela atual administração, em 2004, do Plano de Cargos, Carreira e Salários?, disse a superintendente da secretaria da Educação, Yvelise Arco-Verde. ?Antes da aprovação do Plano, os critérios para avançar na carreira eram por meio do tempo serviço e avaliação de desempenho. Agora não. O Programa de Desenvolvimento Educacional vai habilitar os professores selecionados, ao final do programa, à promoção e progressão automáticas para o Nível III da carreira?, afirmou.

O programa

O PDE é o maior programa de formação continuada do magistério estadual do país, e estará selecionando no dia 16 de julho 1.200 docentes das diversas áreas disciplinares para programas de pós-graduação semelhantes a mestrados. A diferença é que ao invés de apresentar uma dissertação como critério de aprovação, o professor apresentará um trabalho didático. 9.714 professores estão concorrendo Às vagas.

O PDE não beneficiará apenas os professores selecionados, mas terá um caráter multiplicador. Cada professor terá o compromisso de formar grupos de estudo com até 35 outros professores estaduais de sua área de atuação, para partilhar os conhecimentos. E os professores dos grupos de estudo terão, igualmente, direito às promoções na carreira, com o conseqüente aumento nos vencimentos.

Voltar ao topo