Secretaria da Educação já prepara chamada escolar para novos alunos

Para garantir um início de ano letivo tranqüilo em 2007 e para antecipar o ingresso de alunos de 6 e 7 anos no Ensino Fundamental, a Secretaria da Educação está adiantando o cadastramento de alunos em toda a rede estadual de ensino.

A chamada escolar, que acontece em todos os Estados, será realizada no Paraná no dia 21 (segunda-feira) e marca o início do processo de matrículas para 2007. O primeiro passo para as matrículas, após a chamada, é o cadastramento dos alunos em todas as escolas do Estado.

?O Paraná está adiantando a chamada escolar para seja possível preparar as escolas para receber mais cedo os alunos do Ensino fundamental?, explica a chefe do Departamento de Infra-Estrutura da Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia Albuquerque Schullan.

Com aprovação do MEC e do Conselho Nacional de Educação, os alunos vão entrar na 1ª série do Ensino Fundamental com 6 anos, a partir de 2007. ?Nesse primeiro ano da mudança, é preciso que municípios e Estado ajustem o passo para atender a demanda pois o número de salas para abrigar mais alunos iniciantes terá que ser analisado e planejado?, alerta Ana Lúcia.

Ainda segundo a chefe do Departamento de Infra-Estrutura, a chamada escolar, que acontece num único dia, é apenas um anúncio do Estado de que aquilo que a Constituição garante, a oferta de educação gratuita e universal, está sendo efetivada. ?Esse dia é importante porque implica numa série de orientações aos cidadãos em relação à educação escolar de seus filhos, ou seja, um reforço de informação de que as matrículas já vão começar?, acrescenta.

Depois do cadastramento, será realizada a rematrícula e, no início do próximo ano letivo, as novas matrículas, que já estarão previstas por meio do referido cadastro.

A meta da Secretaria da Educação é proceder as matrículas de maneira que não causem transtornos. A matrícula dos alunos é uma responsabilidade do município. ?Mas, como a maioria das escolas tem dualidade administrativa com o Estado, a preocupação com a organização, para que tudo de certo, também é nossa?, afirma Ana Lúcia.

No último dia 8, a Secretaria da Educação realizou no Museu Oscar Niemayer uma reunião com todos os secretários municipais de Educação do Paraná com a finalidade de propor um calendário único, visando adotar os mesmos procedimentos para facilitar o processo de previsão e efetivação das matrículas.

?A proposta foi aceita por unanimidade e, no que depender do entendimento dessas instâncias para um bom início de ano letivo, todos os esforços serão feitos?, garante Ana Lúcia Albuquerque Schullan.

Voltar ao topo