Secretaria da Agricultura alerta para o risco de geada

O ingresso de uma massa de ar frio e seco atingirá o Paraná nas próximas 48 horas, provocando melhoria nas condições do tempo e um forte resfriamento em todas as regiões do estado. Há possibilidade de ocorrência de geadas nas madrugadas de quinta e sexta-feira. A informação é do “Alerta Geadas” do Iapar ? Instituto Agronômico do Paraná, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura.

A Secretaria recomenda aos técnicos, sindicatos, cooperativas e produtores que se mantenham atentos ao próximo aviso, onde será confirmada ou não a possibilidade de ocorrência de geadas na região cafeeira.

Recomendações

A SEAB alerta os cafeicultores com lavouras com seis meses a dois anos de campo para fazerem o “chegamento da terra” junto aos troncos das plantas para evitar prejuízos com a “geada de canela”. A terra pode permanecer junto aos troncos até o final de agosto, quando deverá ser retirada manualmente.

O “Alerta Geadas” estará em funcionamento até o dia 15 de setembro, com emissão de boletins diários sobre a previsão de geadas. Mais informações podem ser obtidas através do Disque-Geada: 0 XX 43 ? 3391-4500.

Voltar ao topo