Seca antecipa colheita de 2,49 milhões de sacas de café no Paraná

A safra paranaense de café está estimada em 2,49 milhões de sacas de 60 kg, 27,7% a mais que a safra passada, quando foi colhido 1,95 milhão de sacas. Segundo a engenheira agrônoma Margorete Demarchi, do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, o aumento da produção se deve à recuperação dos cafezais, em função da bienalidade da cultura, isto é, safras alternadas com ano de alta produção, seguido por ano de baixa produção.

A última avaliação da safra aponta uma redução de 1,4% em relação à estimativa inicial de produção, que era de 2,52 milhões de sacas. ‘Essa redução se deve à estiagem ocorrida principalmente na região Noroeste e em parte da região Norte do Estado”, explicou Margorete. Em Maringá e Umuarama a estimativa de quebra chega a 13%, mas nas demais regiões produtoras a safra vem apresentando bom potencial de produção.

De acordo com a engenheira agrônoma, os prejuízos verificados nas lavouras cafeeiras vão desde queda de “chumbinho”, frutos de menor tamanho e peso, e diminuição da renda do café. A escassez de chuva verificada nos últimos três meses, além de prejudicar a safra e antecipar a colheita, deverá também comprometer a produção da próxima safra.

Cerca de 2% da área de 117.313 hectares já foi colhida. O restante das lavouras está em fase de frutificação (30%) e em maturação (70%).

Voltar ao topo