Saúde lança programa de diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) deu início, na semana do Dia Internacional da Mulher, ao maior projeto de diagnóstico precoce do câncer de mama já realizado no Paraná. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames periódicos para detecção do câncer. “Não temos como prevenir a doença, mas o diagnóstico precoce pode ajudar a salvar milhares de vidas”, diz o médico ginecologista Gléden Teixeira Prates, diretor do Setor de Saúde da Mulher da SESA.
Para dar andamento ao projeto, o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, contratou três mastologistas (especialistas em câncer de mama) do Estado, que passaram a fazer parte da equipe de Gléden Prates. São os médicos e professores universitários Vinícius Budel, do Hospital das Clínicas, José Clementes Linhares, do Erasto Gaertner, e Leônidas Noronha, do Santa Brígida. O planejamento do projeto estará concluído em 30 dias, quando serão iniciados os trabalhos práticos em todas as regiões do Estado.
O período compreendido entre o início de alteração da célula até o aparecimento do tumor pode chegar a até 10 anos. A intenção da SESA é incentivar a realização de exames para que as mulheres não descubram a doença só em grau já avançado. O diagnóstico precoce possibilita a cura sem tratamentos invasivos como a quimioterapia e a radioterapia. O auto-exame, responsável por 90% do diagnóstico precoce, será incentivado em uma campanha educativa a ser lançada neste ano pela SESA em todo o Estado.

Voltar ao topo