Saúde lança campanha educacional para homossexuais

O coordenador do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids do Ministério da Saúde, Pedro Chequer, lança nesta segunda-feira campanha de educação sexual direcionada a organizações governamentais e não- governamentais que trabalham com prevenção da doença entre os adolescentes e adultos homossexuais.

O lançamento integra a programação do I Congresso Brasileiro de Aids, no Centro de Convenções, em Olinda, que reúne quatro mil profissionais de saúde e conferencistas de 17 países. A campanha, a ser veiculada nos meios de comunicação, tem formato de um programa de rádio, com entrevistas sobre sexualidade na adolescência.

De acordo com o ministro da Saúde, Humberto Costa, a idéia é acabar com os preconceitos e contribuir para a redução da vulnerabilidade das doenças sexualmente transmissíveis e Aids. “Discutimos abertamente todos os temas – drogas injetáveis, políticas específicas para profissionais do sexo e assim vamos continuar, e nada mais importante e relevante do que uma abordagem aos adolescentes homossexuais que têm dificuldade de tratar do tema da prevenção dentro de casa e das escolas?, destacou.

A campanha pretende reforçar a conscientização sobre o uso do preservativo entre jovens que estão iniciando a atividade sexual. Estatísticas do Ministério da Saúde indicam que até dezembro do ano passado foram notificados 6.5666 casos de Aids em pessoas na faixa etária de 13 a 19 anos, sendo 4.007 homens e 2.559 mulheres.

Voltar ao topo