Saúde de Londrina alerta para o risco de novos casos de dengue

As chuvas constantes dos últimos dias estão favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Londrina e aumentam as chances de ocorrerem novos casos de dengue no município. O alerta é do setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde do município.

De acordo com a gerente do setor, a médica Josemari de Arruda Campos, a população precisa criar o hábito de verificar diariamente seus quintais para a eliminação da água parada, caso contrário Londrina terá uma epidemia de dengue. “Temos outros tipos de vírus, mais resistentes, circulando na cidade o que aumenta o risco da doença”, explicou hoje (dia 5) a médica.

O último levantamento de infestação do mosquito realizado no mês de setembro apresenta um índice de incidência de 0,75% , que é considerado baixo. No entanto, Josemari de Arruda Campos disse acreditar que novos casos devem começar a “pipocar” em várias regiões da cidade nos próximos meses. “Estamos entrando em um período crítico, porque é nesta fase que o mosquito se reproduz rapidamente, aumentando risco da doença”.

Com a confirmação de surto de dengue no assentamento Novo Amparo II (região leste) a Secretaria Municipal de Saúde e 17.ª Regional de Saúde estão intensificando as ações no local para a eliminar os focos do mosquito. Para isso será realizado mais um arrastão nos fundo de vale daquela região e dois carros “fumacê” estarão aplicando inseticida no local amanhã (dia 6) e sábado.

Segundo o supervisor do setor de equipe Valdecir Leite, a situação naquela região está mais tranqüila. “Os agentes estão fazendo visitas diárias nas residências e ainda estão encontrando focos. Vamos continuar aplicando larvicidas e acreditamos que com o fumacê os mosquitos serão destruídos”, afirmou o supervisor

Voltar ao topo