Saúde constata redução no número de casos de dengue no Paraná

Os casos de dengue estão diminuindo no Paraná. A constatação está no último boletim da Secretaria estadual da Saúde, referente à análise de casos das últimas semanas. São 580 casos autóctones (pessoas infectadas no estado) e 63 casos importados, totalizando 643 casos.

Os locais mais atingidos estão localizados nas regiões oeste e noroeste do Paraná, onde tem feito calor excessivo nos últimos meses. São eles: Foz do Iguaçu, com 291 casos (dois importados), Paranavaí, com 108 (um importado), e Sarandi, com 80 casos.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa da Secretaria, Luiz Armando Erthal, esses números podem ser considerados baixos, levando-se em consideração o fato de que, em 2003, foram registrados mais de 9 mil casos autóctones.

Entretanto, mesmo com a chegada do inverno, quando diminui a proliferação dos insetos, a Secretaria de Saúde mantém e intensifica campanhas em todo o estado, conscientizando a população sobre a importância de manter potes, vasos e qualquer local que possa acumular água sempre limpos e renovados para evitar a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Voltar ao topo