Sarney diz que aumento de 15% para parlamentares é fantasia

O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), disse hoje que o suposto aumento de 15% que seria concedido aos parlamentares devido a reajuste no salário dos servidores, reivindicado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), é uma ?fantasia incompreensível? de ser divulgada.

Sarney explicou que os subsídios de deputados e senadores são fixados em cada legislatura e que não há como o aumento dos servidores, caso seja concedido, ser estendido a parlamentares. ?Não há nenhuma possibilidade legal ou de vontade?, enfatizou o senador.

Sobre a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitiria sua reeleição à presidência do Senado, Sarney disse que o assunto está ?superado?. Por outro lado, Sarney considerou ?facciosa? a tese de que haveria rejeição a sua reeleição. ?Grande parte da bancada sempre me considerou muito?.

A PEC da Reeleição foi rejeitada durante votação no plenário da Câmara dos Deputados. Caso seja reapresentada, precisará passar novamente pelo crivo dos deputados. O mandato dos presidentes da Câmara e do Senado é de dois anos e não é permitida a reeleição durante a mesma legislatura.

Voltar ao topo