Santos, 20 (AE) – Robinho voltou a brilhar, comandou o Santos na vitória sobre o Criciúma, por 5 a 2, nesta terça-feira, na Vila Belmiro, e levou o time a reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos. No primeiro tempo, pouco marcado pela defesa catarinense, o atacante fez de tudo: participou das principais jogadas, arriscou chutes de fora da área, roubou bolas dos zagueiros e foi decisivo no primeiro gol.

Aos 26 minutos, tabelou com Deivid, depois de receber de Léo, recebeu de volta e completou com precisão. Robinho foi fundamental para que o time santista ampliasse a vantagem. Aos 37, deu sorte, ao pegar uma bola rebatida da defesa, mas mostrou habilidade, ao driblar o goleiro Fernando e tocar para trás, para Elano. O meia não teve trabalho para concluir: Santos 2 a 0.

Reinaldo foi o único atacante do Criciúma, mas explorou bem as falhas da defesa santista para diminuir o placar. Aos 41, após rápida tabela com Rafael, ganhou de Ávalos e tocou na saída do goleiro Tápia.

Na etapa final, o time catarinense aproveitou o momento de descontrole do Santos e chegou ao empate. Aos 11, o atacante Paulo César ? que acabara de entrar, no lugar de Fernandinho ?, ganhou da defesa e só rolou para Geninho, livre de marcação, tocar para o gol.

A situação ficou mais complicada para o time de Vanderlei Luxemburgo, que além de não mostrar tranqüilidade para tocar a bola, perdeu Elano e Preto Casagrande, contundidos. Os dois jogadores preocupam para o confronto diante do Goiás, em Goiânia.

Quando o Criciúma ameaçava reação maior, a estrela de Robinho brilhou novamente. Paulo César desceu pela direita e cruzou fechado. Basílio desviou de calcanhar, e Robinho tocou, quase em cima da linha, marcando o terceiro da equipe.

Até Deivid, que estava devendo um bom futebol, contribuiu para a vitória: aos 34, depois de falta cobrada por Ricardinho, desviou de cabeça, no canto direito de Fernando e ampliou o marcador.

Abalado com a desvantagem, o Criciúma se perdeu, passou a cometer muitas faltas e a dar ainda mais espaço para o Santos. Já nos acréscimos, sem marcação, Ricardinho dominou na entrada da área, enganou três defensores, bateu sem chance para Fernando e completou o placar.

Ficha Técnica:

Gols ? Robinho aos 26, Elano aos 37, Reinaldo aos 41 do primeiro tempo. Geninho aos 11, Robinho aos 22, Deivid aos 34 e Ricardinho aos 46 do segundo.

Santos ? Tapia; Paulo César (Toni), Ávalos, André Lima e Léo; Elano (Lello), Preto Casagrande (Luís Augusto), Ricardinho e Marcinho (Basílio); Deivid e Robinho. Técnico ? Vanderlei Luxemburgo.

Criciúma ? Fernando; Luiz Paulo, Gilmar Lima, Luciano e Gleidson; Geninho, Cléber Gaúcho, Rafael, Athos e Fernandinho (Paulo César); Reinaldo (Vágner). Técnico ? Vágner Benazzi.

Juiz ? Luciano Almeida (DF).

Cartão amarelo ? Tapia, Luiz Paulo, André Luís, Fernando, Toni.

Renda ? R$ 32.593,00.

Público: 2.648 pagantes.

Local: Vila Belmiro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade