Santos goleia a Ponte Preta por 4 a 0 em Campinas

Campinas, 07 (AE) – O Santos conseguiu sua quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, ao golear a Ponte Preta, por 4 a 0, nesta quarta-feira à noite, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A goleada foi incontestável e provou que o time santista vai a partir de agora brigar pela liderança e pelo título da temporada. Com 22 pontos, o Santos subiu da sétima para a quarta posição. A Ponte, com 20 pontos, caiu de sexto para oitavo.

Bem que o técnico Marco Aurélio tentou barrar a incrível ascensão santista. Ele trocou o esquema tático 3-5-2 pelo 4-4-2, tirando o zagueiro Luís Carlos para a entrada do volante marcador Ricardo Conceição para acompanhar de perto os passos de Robinho.

“Onde ele for eu vou atrás. Treinei a semana para isso”, avisou o volante ponte-pretano antes do jogo. Mas e os outros adversários, não mereceriam atenção? A resposta foi dada logo aos dois minutos, quando Elano puxou o contra-ataque pelo lado esquerdo, deu para Robinho e recebeu de calcanhar para finalizar com precisão com a perna esquerda: 1 a 0.

Ainda sob o efeito deste gol relâmpago, a desnorteada Ponte Preta quase levou o segundo num chute de Paulo César que o goleiro Lauro defendeu. Com Elano livre no meio-de-campo, o Santos deitava e rolava. Ricardinho organizava e Deivid se movimentava no ataque em alta velocidade.

Aos 18 minutos, Robinho poderia ter ampliado após receber passe perfeito de Elano, mas o chute cruzado saiu para fora. Atrás no placar, a Ponte se viu obrigada a tomar a iniciativa ofensiva. O jogo ganhou em emoção, com o time campineiro tentando atacar, mas sofrendo com os contra-ataques.

A única chance real do time da casa aconteceu aos 22 minutos, quando André Cunha fez o cruzamento pelo lado direito e Anselmo, mesmo desequilibrado, cabeceou. A bola, porém, saiu para fora do lado esquerdo de Tápia. O plano tático ponte-pretano começou a correr risco aos 25 minutos, quando Ricardo Conceição, com a missão de “sombra” segurou Robinho pela camisa e recebeu o cartão amarelo. Infantil mesmo foi Vânder, que já tinha o cartão amarelo e cometeu falta por trás sobre Ricardo Bóvio, num lande no meio-de-campo. Assim acabou expulso aos 39 minutos. Antes disso, o Santos já tinha perdido pelo menos mais duas boas chances, em chutes de Elano e Preto.

No segundo tempo, a Ponte voltou com duas mudanças. Saíram Romeu e Anselmo, que passaram desapercebidos em campo, para as entradas de dois garotos: Rafael Rodrigues e Carlinhos. O “sombra” Ricardo Conceição permaneceu em campo, mas deixando para Carlinhos a responsabilidade de vigiar Robinho.

Mas logo no início, o Santos deu sinal de que não esmoreceria. Deivid cruzou, o goleiro Lauro não saiu e Elano subiu de cabeça. A bola explodiu no peito do goleiro, aos três minutos. Em seguida, o zagueiro Domingos acertou uma cotovelada violenta sobre Júlio César, até então o mais lúcido, que deixou o campo com a boca sangrando. O veterano Macedo entrou em seu lugar.

Aos 12 minutos, Carlinhos empurrou com as duas mãos Robinho dentro da área, mas o juiz não marcou pênalti e ainda penalizou o atacante santista com cartão amarelo.

O Santos parecia não tirar proveito da vantagem numérica, esperando encaixar um contra-ataque para matar o jogo. Foi o que aconteceu aos 21 minutos, quando Preto roubou a bola no meio-campo, tocou para Elano e recebeu em condições de marcar e não vacilou ao bater firme: 2 a 0.

A partir daí, ficou fácil. Tanto que Vanderlei Luxemburgo tirou Elano e Deivid para as entradas, respectivamente, de Marcinho e Basílio. Aos 26 minutos, Basílio marcou o terceiro após bate-rebate dentro da área a bola sobrou para ele, em cima da linha, para encher o pé.

Dois minutos depois, Ricardinho viu Robinho, livre, dentro da grande área. Ele ajeitou a bola e bateu cruzado: 4 a 0. Em seguida, o meia Ricardinho, que estava pendurado com dois cartões amarelos, foi substituído por Luís Augusto.

Um princípio de tumulto ganhou a arquibancada, exigindo uma rápida ação dos policiais para acalmar as duas torcidas. Em campo, tudo já estava definido e não mudou mais.

Os dois times volta a campo no sábado. A Ponte Preta receberá em seu estádio o Guarani, o seu maior rival, no dérbi campineiro. O Santos vai receber o São Paulo, na Vila Belmiro, com a volta do lateral-esquerdo Léo.

Ficha Técnica:

Ponte Preta – Lauro; André Cunha, Gustavo, Alexandre e Bill; Marcus Vinícius, Romeu (Carlinhos), Ricardo Conceição e Vânder; Júlio César (Macedo) e Anselmo (Rafael Rodrigues). Técnico: Marco Aurélio Moreira.

Santos – Tápia; Flávio, André Luís, Domingos e Paulo César; Bóvio, Preto Casagrande, Ricardinho (Luís Augusto) e Elano (Marcinho); Robinho e Devid (Basílio). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Elano aos 2 minutos do 1º tempo. Preto Casagrande aos 21 Basílio aos 26 e Robinho aos 28 minutos do 2º tempo.

Juiz: Cléber Wellington Abade (SP).

Cartão amarelo: Flávio, Robinho, Alexandre e Ricardo Conceição.

Cartão vermelho: Vânder.

Renda e público: não divulgados.

Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas.

Voltar ao topo