Santa Casa de Paranaguá deve reabrir em 10 dias, diz Xavier

A Secretaria de Estado da Saúde reabrirá, em aproximadamente 10 dias, a Santa Casa de Paranaguá, que passa por reformas. Está prevista a readequação de diversos espaços do hospital, como os leitos de observação e a ligação da maternidade ao pronto-socorro. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que as obras sejam concluídas e o hospital seja entregue em perfeitas condições. Estamos praticamente construindo um pronto-socorro novo, devido a má conservação atual”, disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Nessa primeira fase, serão reabertos o pronto-socorro, centro cirúrgico e áreas relacionadas, como cozinha, lavanderia e as salas de raio-x. Na segunda etapa, que demorará cerca de 30 dias, entrará em funcionamento os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que antigamente eram quatro e passarão a ser dez, além de cinco novas Unidades de Cuidado Intensivo (UCI) pediátrico. A última etapa estará completa em cerca de 60 dias, com a inauguração definitiva do pronto-socorro. As obras tiveram início no dia 5 de julho. “Estamos trabalhando a todo o vapor para que o atendimento seja restabelecido o mais rápido possível”, disse o diretor da 1.ª Regional de Saúde, Marcelo Capraro.

Os equipamentos para os novos leitos, adulto e neonatal, serão fornecidos pelo Estado, que também custeará as unidades até o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ministério da Saúde (MS). “Os novos leitos de UTI e a UCI neonatal são mais uma prova da preocupação deste governo com o atendimento da população do litoral”, afirmou Xavier. A Secretaria já está realizado o procedimento administrativo para a contratação dos funcionários para a Santa Casa. Todo o processo de contratação será realizado em regime de urgência.

Histórico

O governador Roberto Requião decretou a intervenção na Santa Casa de Paranaguá no dia 8 de junho. A medida foi tomada após a paralisação das atividades pela instituição, que acumulava dívidas. A Secretaria da Saúde iniciou então o processo de auditoria no hospital e as reuniões com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) que, através da Funpar, assumirá a administração do hospital.

Também foram disponibilizadas duas ambulâncias do tipo Siate para fazer a remoção de pacientes e credenciados sete hospitais para referência no atendimento da população de Paranaguá. Desde então, todos os pacientes que precisam de atendimento hospitalar na cidade estão sendo transferidos para os municípios próximos.

No dia 10, a prefeitura de Paranaguá, através de liminar, conseguiu a reabertura da maternidade da Santa Casa ? única ala que está em um prédio novo. Desde então, a maternidade e todos os procedimentos ali realizados ficaram sob responsabilidade da prefeitura, mas o Estado continuou disponibilizando as ambulâncias para remoções que fossem necessárias, além de garantir que todos os procedimentos realizados na maternidade seriam pagos através do SUS. A maternidade é responsável por cerca de 30% dos R$ 200 mil que compõe o teto de repasses do SUS para a Santa Casa.

Voltar ao topo