Sanepar vistoria sistema de esgoto em todo o Estado

A Sanepar inicia na próxima semana o trabalho de vistoria nas ligações e nas redes de esgoto de todo o Estado. O projeto, denominado Programa de Despoluição Ambiental (PDA), visa corrigir possíveis irregularidades com relação às ligações dos imóveis na rede coletora de esgoto.

Em Pato Branco, uma das primeiras cidades a ser atendida, os trabalhos serão executados com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná e da Vigilância Sanitária do município. Ao longo dos quase 30 anos em que a Sanepar está em Pato Branco, foram assentados mais de 208 mil metros de rede que beneficiam e coletam os dejetos em 9.098 imóveis da área urbana da cidade.

Com o objetivo de regularizar as ligações, a Sanepar destacou duas equipes para vistoriar todos os imóveis ligados ao sistema de esgotamento sanitário. Na visita, a equipe terá condições de verificar se a ligação de esgoto está correta e se a ligação de água pluvial não foi interligada ao sistema de esgotamento sanitário.

Vistoria

Para a realização dos trabalhos serão utilizados corantes e os flocos de isopor. Os corantes são lançados em pias, tanques, vasos sanitários e ralos com a finalidade de verificar para onde estão direcionadas as águas resultantes da limpeza e higiene. Os flocos de isopor são colocados nas calhas para identificar se a água da chuva está direcionada corretamente para as galerias de águas pluviais.

Outro mecanismo de vistoria é a injeção de fumaça nos poços de visita para percorrer as redes coletoras e ramais internos. A fumaça permite identificar possíveis vazamentos e ou irregularidades no sistema coletor de esgoto. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.