Sanepar mantém suspenso rodízio de abastecimento até domingo

Com o retorno das chuvas em Curitiba e Região Metropolitana, nesta quarta-feira (20), a Sanepar decidiu manter suspenso o rodízio no abastecimento de água até o próximo domingo. Segundo o gerente da empresa, Antonio Carlos Gerardi, as barragens estão fechadas e é possível abastecer toda a população, simultaneamente, apenas com a água disponível nos rios localizados abaixo delas e antes dos pontos de captação da Sanepar.

?Não é possível represar esta água e, se ela não for aproveitada, seguirá o curso normal do Rio Iguaçu. Ou seja, esta água não pode contribuir para recuperar o nível das barragens?, informa Gerardi. A chuva que caiu no último final de semana continua contribuindo para aumentar o volume nas barragens, explica ele.

Piraquara está atualmente com 6,12 m abaixo do nível, embora já tenha recuperado 33 centímetros desde a última sexta-feira, quando choveu 81 mm. Na barragem do Irai, com 3,83 m abaixo do nível, o aumento de volume, até esta quarta-feira é de 42 centímetros.

Com a precipitação atual e mais a previsão de chuvas para os próximos dias, a suspensão do rodízio poderá ser mantida também por alguns dias da próxima semana. Gerardi afirma que ?tudo indica que o pior período já passou. No entanto, a crise ainda não acabou, pois é necessária muita chuva para normalizar os níveis das barragens? Segundo ele, isto significa que, quando acabar a água disponível no rio, o rodízio retorna e, por isso, a população deve continuar a fazer uso racional do produto.

Voltar ao topo