Sanepar investe mais de R$ 4 mi em tratamento de esgoto em Cascavel

As obras de ampliação e melhorias da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Norte, em Cascavel, seguem dentro dos prazos previstos. O empreendimento teve início em junho do ano passado e será concluído até dezembro deste ano.

Os investimentos de mais de R$ 4 milhões vão permitir que a estação atenda cerca de 95 mil pessoas, o que representa um acréscimo de 48% na capacidade de tratamento. A ETE Norte atende hoje 45 mil moradores da área central e dos bairros da região Norte, que apresentam o maior crescimento populacional da cidade.

Na ampliação da estação, estão sendo construídos dois reatores que serão responsáveis pelo processo de tratamento de forma anaeróbia. Cada uma dessas unidades tem capacidade para tratar 200 litros de dejetos por segundo. Para completar a parte de tratamento, serão implantados no local um setor de gradeamento, desarenador para a remoção de sólidos decantáveis, como areia e terra, laboratório, elevatórias de esgoto, lagoas de polimento e leitos de secagem.

A implantação do pós-tratamento faz parte do compromisso assumido pela Sanepar com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). ?A meta da empresa é tornar a Estação de Tratamento mais eficiente e adequada às leis ambientais vigentes?, destaca o diretor de Operações da empresa, Wilson Barion.

A conclusão das obras de melhorias também vai contribuir para a eliminação dos odores provocados pelo processo de tratamento atual.

Voltar ao topo