Sanepar inaugura obras de saneamento na UEL

O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, entregou nesta quinta-feira (29) o Sistema de Esgotamento Sanitário do Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A obra, executada em 11 meses, garantiu a desativação de 180 fossas sépticas e o tratamento de 100% do esgoto produzido pela comunidade universitária de aproximadamente 22 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários. Foram investidos R$ 934 mil, provenientes da Caixa/FGTS e da Sanepar.

O reitor, professor-doutor Wilmar Sachetin Marçal, agradeceu a atenção do Governo do Estado no atendimento à antiga reivindicação. ?Eliminamos as fossas sépticas, perigosas do ponto de vista da saúde pública, e agora vamos ter o tratamento feito da forma como realmente deve ser?, disse.

Segundo o presidente da Sanepar, era inadmissível que uma universidade do porte da UEL não tivesse sido contemplada com um sistema de coleta e tratamento de esgoto antes. Jacob ressaltou, também, que Requião tem uma política clara em relação ao saneamento no Estado. De acordo com ele, estão sendo investidos em Londrina R$ 43 milhões. ?Nossa meta é chegar a uma cobertura de 80% com coleta de esgoto, o que também será levado para os demais municípios do Paraná com população acima de 50 mil habitantes. Municípios com população entre 5 e 50 mil habitantes terão, pelo menos, 65% da população atendida pelo serviço?, afirmou.

Stênio lembrou da luta deste governo para restabelecer o comando da Sanepar. Segundo ele, se fosse pelos demais acionistas, a obra no campus não seria realizada, já que não há retorno econômico. ?Era o que pensavam e o que estava claramente escrito no acordo dos acionistas, que dizia que o objetivo da empresa não era atender a população, era maximizar os lucros?, destacou.

Em seu discurso, Stênio lembrou ainda a venda do Banestado e das negociações que visavam a venda da Copel, além dos contratos com as mantenedoras dos pedágios nas estradas do Paraná, como erros graves cometidos pelo Governo antecessor. O presidente fez questão de enfatizar o esforço do Governo Requião para atender aos anseios da população. ?Por isso, os nossos investimentos se estendem a todas as regiões do Estado, sejam pequenas ou grandes?, explicou.

O evento contou com a presença de autoridades locais e com a participação do diretor de Investimentos da Sanepar, Heitor Wallace. O prefeito, que acompanhava o governador em outra solenidade, foi representado pelo secretário municipal de Agricultura, Nilson Ladea.

Voltar ao topo