Sanepar ganha prêmio de qualidade em saneamento

A Sanepar foi contemplada com mais dois troféus do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS/2006). A premiação, recebida pelo presidente da empresa, Stênio Jacob, confirma a qualidade e excelência dos serviços prestados pela companhia. Com essa premiação, a Sanepar já conquistou 16 prêmios do PNQS por meio de unidades de diferentes regiões do Estado. Desta vez, as vencedoras foram a Unidade Regional de Ponta Grossa, que obteve o Troféu Ouro, no nível II, e a Unidade de Serviço Industrial de Londrina, com o Troféu Bronze, no nível I.

A premiação, concedida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e representada pelo troféu Quíron, foi entregue em Belo Horizonte. Pela Sanepar, também estiveram presentes na solenidade, a diretora de Meio Ambiente e Ação Social, Maria Arlete Rosa; o diretor financeiro, Hudson Calefe; o gerente regional de Ponta Grossa, Antonio Carlos Havro de Sá; o gerente metropolitano de Londrina, Sergio Bahls; o gerente industrial de Londrina, Roberto Massami Arai, e funcionários das duas cidades que atuaram na melhoria dos processos.

PNQS 

O prêmio é concedido às empresas, ou unidades, que conseguem evidenciar que atuam dentro do que é exigido pelos oito critérios de avaliação: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. No nível I, são exigidos 250 pontos; no nível II, 500. Este nível, mais complexo, possui duas categorias: Ouro e Prata.

Cada empresa de saneamento pode inscrever várias unidades. As duas que a Sanepar inscreveu neste ano foram premiadas. De acordo com Stênio, ?para a população, a conquista destes dois prêmios é mais uma garantia de que a água produzida pela Sanepar é de qualidade e que os processos relacionados à coleta e tratamento do esgoto atendem às normas técnicas e ambientais.?

O PNQS está na 10.ª edição. Somando-se às premiações anteriores, a Sanepar já conquistou 16 prêmios por meio de unidades de diferentes regiões do Estado. ?Esta coleção de prêmios?, afirma Stênio, ?reafirma o reconhecimento da Sanepar como empresa de referência internacional em saneamento.? Segundo ele, é mais uma demonstração de que, além dos investimentos constantes na ampliação de sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto, ?a empresa busca melhorias dos processos e a satisfação do cliente.?

Stênio também destaca que a adoção da metodologia da gestão pela qualidade garante, além de boas práticas diárias, excelentes resultados para a empresa. ?As metas foram superadas em vários indicadores. Isto se deve à vontade de cada funcionário em implementar melhorias no ambiente e no sistema de trabalho. E o resultado deste trabalho é percebido pela população.? Em Londrina, por exemplo, pesquisa recente apurou que 80% dos clientes da Região Metropolitana estão satisfeitos com a atuação da Sanepar.

A Sanepar de Ponta Grossa, responsável pelos serviços em 12 municípios, além de atender aos oito critérios, tem importantes números para comemorar: de uma população urbana de 420 mil habitantes, 99% tem acesso à água tratada e 58% tem coleta e tratamento de esgoto. Para chegar a esses resultados, a Sanepar investiu pesado na ampliação e melhoria dos sistemas de água e esgoto das cidades. Como o desenvolvimento das cidades é permanente, a Sanepar vai investir 15 milhões na ampliação e melhorias destes sistemas até o ano de 2008. Na regional de Ponta Grossa, 78% da população está satisfeita com a Sanepar.

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